Ser brasileiro

Hoje, dia 2 de agosto, foi realizado um debate no grupo de trainees sobre o livro “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Hollanda. Com o debate, percebe-se que as considerações de Hollanda revelam muito da personalidade do brasileiro.

Contudo, o debate mostrou que a visão do autor deve ser relativizada, pois há em suas considerações uma tendência europocêntrica. Como qualquer análise que se propõe traçar um perfil padrão para uma sociedade, o livro acaba amputando diversas variáveis e criando generalizações nem sempre tão precisas.

Em suma, a obra de Holanda se mostra atual em sua capacidade analítica, contudo, as idéias devem ser contextualizadas. A herança portuguesa é, com certeza, componente importante na construção da sociedade brasileira, porém é apenas uma parte.

O Brasil por ser uma sociedade formada pelo encontro de cultura diversas não deve ser visto como uma continuidade da cultura portuguesa.

2 pensamentos sobre “Ser brasileiro

  1. olá Pedro. paz.

    Dei uma lida em cada um dos seus demais posts.

    Senti a falta de suas experiências, suas vivências, seus aprendizados sobre um mês que se passou, com as Oficinas, as visitas, os Cursos, as Palestras, as convivências com seus colegas de turma, enfim, não consegui ainda perceber os seus potenciais aqui pelo Blog.

    Quem sabe você me ajuda postando, a partir da sua ida para a Unidade destinada para estes dois meses (qual é a sua Unidade?) e que tipo de projeto você pretende desenvolver lá?

    Fico no aguardo de suas considerações.

    big abraço. ivan lopes – blogueiro Trainees 2010

    • Olá, Ivan! Eu acho que me apeguei muito às questões do livro “Raízes do Brasil” que tivemos que ler. Na verdade, eu expresso minha individualidade por meio dos pontos de vista que exponho no blog. Mas entendo seu ponto de vista. Acho que é um vício da profissão de jornalista. Nós não costumamos falar muito de nós mesmos, mas creio que seja esse o propósito do blog,né?

      Pois bem, eu agora estou trabalhando na Unidade de Assessoria Institucional, articulando parcerias para alcançar a meta 2 do Sebrae, que é alcançar 1 milhão de empreendedores individuais.

      Atualmente, a área está muito voltada para eventos e pouco para parcerias institucionais. Minha missão aqui é tentar fortalecer essa atuação institucional do Sebrae.

Deixe um comentário

