Cooperativa de Crédito Implementa Carteira de Microcrédito

Com foco na intervenção das microfinanças, o representante da Confederação das Cooperativas de Crédito da Alemanha, Matthias Knoch, esteve na sexta-feira, 3/9, em reunião com o analista de Crédito do Sebrae em Pernambuco, João Albuquerque, e Eunice Cordeiro, assessora técnica para Microfinanças do Projeto DGRV e do Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil, Sicoob.
O encontro buscou discutir como estimular a educação financeira, de forma mais eficaz, por meio da liberação de crédito para empreendedores economicamente ativos, que faturem até três salários mínimos por mês.
Segundo Matthias Knoch, o Sicoob foi escolhido para implantar projeto piloto, visando o melhoramento da gestão dos empresários de microfinanças, devido à boa estruturação que ela apresenta. Além disso, ele apontou as dificuldades citadas pelos empreendedores da região Norte e Nordeste como mais um motivo para a realização do Projeto. “A formalização, a distância geográfica das cooperativas, o baixo volume de financiamentos e a falta da educação financeira são os principais impasses para a ampliação de um negócio”, aponta o coordenador da Cooperativa alemã.
Sobre o conhecimento de gestão, Matthias utiliza o termo “bancabilidade”, que remete à demanda qualificada. Segundo ele, “sem demanda não há oferta” e, por isso, a necessidade da qualificação dos empreendedores. Para o analista de crédito do Sebrae, João Albuquerque, é importante que empresários de pequenos negócios tenham um apoio como o da entidade no aspecto da orientação. “Não adianta apenas se registrar como Empreendedor Individual e obter liberação de crédito. Há também que saber administrar o dinheiro”, conclui o analista.
Crédito
Empresários pernambucanos que se registraram na modalidade de Empreendedor Individual agora podem contar com uma linha de crédito especialmente dedicada à categoria. Para isso, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), por meio da unidade localizada no município de Gravatá, lançou o projeto Sicoob Empreender.
A iniciativa busca viabilizar atividades produtivas exercidas por trabalhadores com renda fixa ou por conta própria, no setor formal e informal, e conta com o apoio do Sebrae, através de encontros que visem conscientizar a população sobre os benefícios da formalização. Nessa etapa, o foco será junto a trabalhadores cadastrados na nova modalidade jurídica, criada através da Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008.
Para realizar o empréstimo, que possui o valor mínimo de R$ 500,00 e, máximo, de R$ 5.000,00, os interessados precisam preencher os formulários necessários para a liberação da quantia desejada, tornando-se acionistas da Cooperativa após a efetivação.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s