Trainees e Cuba

Ascensão da jovem equipe cubana é interrompida pela experiente seleção brasileira

Domingo, dia 10 de outubro, terminou o campeonato mundial masculino de vôlei. A final foi entre as equipes do Brasil e de Cuba. O esporte  é muitas vezes uma metáfora da vida. O mundial pode ser uma lição para nós, trainees.

O time cubano, apesar de ter média de idade de apenas 23 anos, conseguiu, por meio do talento e da disposição, derrotar equipes mais experientes e tradicionais. Foi um grupo jovem que alcançou um posto alto entre as melhores seleções do mundo.

O time de Cuba tem muitos pontos em comum com o grupo de trainees do Sebrae. O jogador mais velho da seleção cubana tem 27 anos, o trainee mais velho tem exatamente a mesma idade. A equipe cubana é tida como um grupo seleto de jogadores, que carregam a expectativa de oxigenar o vôlei da ilha. A mesma expectativa recai sobre o grupo de trainees com relação ao Sebrae.

Porém, o maior ensinamento pode estar exatamente no resultado da final: vitória da seleção brasileira, que tem média de idade perto dos 30 anos, por 3×0. Para mim, ficou uma lição: por mais talento e dedicação que um grupo de jovens possua, a experiência será sempre o fator a ser valorizado. Por isso, é importante ter humildade e reconhecer que há pessoas que estão a mais tempo na empresa e que já passaram por situações difíceis e possuem experiências que podem nos ser muito valiosas.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Trainees e Cuba

  1. Pedro, adorei a sua reflexão. E concordo muito com a importância de ser humilde, respeitar a experiência dos colegas de trabalho e aos poucos ir oxigenando a instituição. Convivi com alguns dinossauros do Sebrae e com eles aprendi bastante. Espero continuar tendo oportunidade de estar ao lado deles e seguir os seus passos de sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s