SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE CRÉDITO PODE SER ÚTIL PARA MPE

Desde a implantação do Sistema de Informações de Crédito – SCR em junho/2004, o Banco Central do Brasil tem atuado de forma contributiva na expansão da oferta de crédito e na redução dos spreads bancários.

Com os objetivos de prover informações à autoridade monetária para fins de supervisão do risco de crédito a que estão expostas as instituições financeiras, bem como o de propiciar o intercâmbio de informações entre elas sobre o montante de débitos e de responsabilidades de clientes em operações de crédito, o SCR tem contribuído de forma direta no crescimento das operações de crédito. Basta dizer que a relação crédito/PIB saiu de 23,4% em junho/2004 para 46,7% em setembro deste ano.
Atualmente o SCR armazena em seu banco de dados as informações das operações com características de crédito acima de R$5 mil, o que representa 87% do crédito concedido no sistema financeiro nacional. Mensalmente são registrados no sistema os dados de 22 milhões de clientes PF e 2,2 milhões clientes PJ, o que correspondem, respectivamente, a 77 milhões e 13,7 milhões de operações de crédito. Importante salientar que essas informações precisam ser autorizadas pelos clientes para que façam parte do banco de dados.
Com quase 40 milhões de consultas mensais, o SCR pode ser acessado pelas instituições financeiras, por pessoas físicas e pessoas jurídicas. Às instituições financeiras, que são as provedoras das informações do SCR, é permitido o acesso a qualquer CNPJ e CPF e às pessoas físicas e jurídicas, o acesso é limitado às próprias informações, permitindo assim que a portabilidade de suas informações seja apresentada, por exemplo, às instituições financeiras no momento da busca de crédito.
O acesso ao SCR está disponível para consulta pela web, por arquivo (só para instituições financeiras), pessoalmente no atendimento ao público ou por correspondência. Mais informações sobre o sistema e sobre o acesso podem ser obtidas no pelo link www.bcb.gov.br/?SCR.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s