Finanças em dia melhoram a economia emocional

Estabilidade financeira dá tranquilidade para inovar

Em artigo para a revista, Le Monde Diplomatique Brasil, o sociólogo Jessé de Souza explica a expressão “economia emocional”. De acordo com Souza, o fato pessoas de famílias mais abastadas, que tiveram a oportunidade de ter contato mais bens culturais, tem uma perspectiva diferente da vida, compartilhando valores que lhes permitem conquistar empregos com remuneração suficiente para manter o mesmo padrão de vida.

O sociólogo explica que pessoas de faixas mais pobres tem mais dificuldade em ascender socialmente, pois não tiveram a mesma chance de usufruir de bens culturais. Essa falta faz com que essas pessoas tenham uma percepção diferente da realidade e acabem sem oportunidades.

Minha vivência aqui na Unidade de Serviços Financeiros (UASF) me permitiu perceber o quão importante é esse assunto na vida do empreendedor, tanto que uma das entregas que devo fazer é tornar o site da Unidade mais informativo para o público.

Por meio da experiência que estou tendo, consigo fazer uma analogia entre o pensamento de Souza e o universo das empresas. É possível dizer que o empreendedor que não tem um fluxo de caixa bem feito acaba gastando muito tempo tentando sanar esse problema e perde outras oportunidades de expandir o negócio.

Por isso, o trabalho do Sebrae na parte de acesso a serviços financeiros é tão relevante. O empresário que consegue resolver seus problemas financeiros pode focar outros pontos do negócio, como marketing, atendimento, entre outros.

O Sebrae não empresta dinheiro, mas presta consultoria e ajuda o empreendedor a ordenar o caixa de sua empresa, contribuindo para um aumento da economia emocional. A tranquilidade trazida pela estabilidade financeira permitirá ao empresário arriscar mais, o que abre caminho para inovação e aumenta a competitividade dos produtos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s