Sebrae deve seguir o modelo da Embrapa

Nesta terça, o publicitário Nizan Guanaes destacou em sua coluna no jornal Folha de S.Paulo o papel da Embrapa como produtora de inovações.

Acredito que o Sebrae tem todo o potencial de tornar-se referência em empreendedorismo e gestão de MPE, como é a Embrapa para a agricultura e a pecurária.

Em uma reunião, um colega comentou que muitos empreendedores buscam o Sebrae somente quando querem abrir o negócio, mas não usufruem dos serviços da entidade depois que a empresa passa a funcionar. Nesse período, os empresários passam a consultar mais o advogado e o contador.

Acredito que essa situação pode ser resultado da excelência de produtos do Sebrae que incentivam o empreendedorismo, como o Desafio Sebrae. O cidadão acaba conhecendo apenas parcialmente a papel da instituição.

Pesquisa do Sebrae mostrou que a principal fonte de informação dos empreendedores são os contadores, o Sebrae aparece somente em terceiro lugar, atrás ainda de amigos e familiares.

Acho que é necessário um esforço cada vez maior para disseminar os demais serviços da entidade e mostrar que o Sebrae pode ser um parceiro constante das MPE. Esse processo já teve início com o desenvolvimento e a divulgação de uma série de produtos voltados para empresas com mais de dois anos no mercado, chamado Sebrae Mais. Contudo, essa iniciativa deve ser ainda mais aprofundada, principalmnte no tocante à gestão financeira das empresas, que hoje é um ponto crítico.

Desenvolver cada vez mais inovações em todos os campos ligados à administração de empreendimentos e, principalemente, fortalecer e divulgar a existência desses produtos com um marketing orientado e uma padronização de lingugaem é o caminho para que o Sebrae torne-se um pólo de inovação, como é atualmente a Embrapa.

Conheça o Sebrae Mais:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s