Concentração

Relatório de Inclusão Financeira do Banco Central ilustra a concentração dos canais de serviços finaceiros no Brasil. Só como exemplo, o Sudeste é sede de 10.946 agências bancárias. Se somarmos as agências de todas as outras regiões, chegamos a 8.884 agências. Ou seja, a região Sudeste é responsável por mais de 55% das agências no país. Só o estado de São Paulo possui mais de 6 mil.

Essa concentração é um dos focos de preocupação da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros do Sebrae, que busca promover e apoiar o desenvolvimento e a descentralização dos canais de acesso a serviços financeiros. Atualmente, a média de canais de acesso a serviços financeiros para cada 10 mil adultos é de 1,36. Contudo, enquanto no sudeste essa média alcança 1,75, no Norte e Nordeste fica bem abaixo da média nacional com 0,75 e 0,72 canais por 10 mil adultos, respectivamente.

Minha passagem pela unidade tem mostrado que a sustentabilidade financeira é a base das empresas. Porém, essa preocupação deve ser de todo o Sebrae, que deve estar integrado nos esforços pela inclusão financeira.

Para ler o Relatório de Inclusão Financeira do Banco Central acesse o link: http://www.bcb.gov.br/Nor/relincfin/relatorio_inclusao_financeira.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s