Espaço para as mulheres

Hoje, dia 1º de janeiro de 2011, tomou posse a primeira mulher a ocupar a presidência do Brasil, Dilma Rouseff. Durante a transmissão, comentaristas diziam que a presidente queria que ao menos um terço dos ministérios estivesse sob comando feminino, mas que isso não foi possível porque os partidos não indicavam mulheres aos cargos. Dessa forma, há apenas nove mulheres entre os 37 ministros.

Esse fato me instigou a pesquisar quantas mulheres há no comando no Sistema Sebrae. Pude verificar que nenhum Sebrae estadual tem uma mulher como diretora superintendente. Em alguns, há mulheres nas diretorias de finança e técnicas. Apenas no Amapá elas são maioria na diretoria executiva.

Considero que esse é um ponto a se observar. Acredito que a busca pela paridade de gêneros pode acrescentar uma visão mais ampla dos problemas das micro e pequenas empresas. Vale lembrar que a pesquisa GEM já revelou que há mais mulheres empreendoras do que homens. Uma maior presença feminina no comando dos Sebrae pode contribuir para estratégias mais abrangentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s