The babies – um encontro de teorias

Este slideshow necessita de JavaScript.

O documentário The Baibies mostra a história de quatro bebês em localidades diferentes. Um da Namíbia, um da Mongólia, uma do Japão e uma dos Estados Unidos. Ao assistir ao filme, percebemos claramente que os dois bebês que vivem de forma mais livre e sem tanta influência dos pais (o africano e o mongol) se desenvolvem mais rapidamente e superam melhor os desafios, enquanto as duas bebês que vivem em ambientes mais fechados e protegidos parecem mais mimadas e lidam pior com os obstáculos.

Acredito que o diretor Thomas Balmès procurou opor duas teorias, o do russo Vigotsky e a do suíço Piaget. Enquanto o pensador soviético defende o conceito de zona de desenvolvimento proximal, no qual a criança se desenvolve por meio da indução dos adultos; o pesquisador suíço acredita que o desenvolvimento se dá por meio da interação solitária da criança com o meio.

Eu, por ser um grande interessado no assunto, achei bacana um documentário que será veiculado em várias partes do mundo colocar essa questão em foco. O fato de ser um filme sobre bebês deve atrair um público não acadêmico, mas que passará a ter contato com esse embate de escolas. Além das discussões sobre o desenvolvimento do pensamento infantil, há diversas outras questões interessantes, como as peculiaridades de cada cultura e os pontos que as ligam e muito mais. Vale a pena assistir!

Abaixo ao trailler do filme

Anúncios

5 pensamentos sobre “The babies – um encontro de teorias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s