Rivalidade não é ódio!

Bruno Fratus comemora vitória sobre César Cielo

No último sábado, 11 de maio, o nadador do Pinheiros, Bruno Fratus, ganhou a prova do 100 metros livre, deixando o campeão olímpico e atual recordista mundial da prova, César Cielo, atleta do Flamengo, em segundo lugar. Apesar de muito gente ter ficado surpresa, não é uma zebra tão grande quanto parece.

Cielo e Fratus estão em etapas diferentes de preparação. O campeão olímpico vem de um treinamento físico forte e estava mais pesado e cansado. Fratus estava pronto para a competição. Porém, não é bem a derrota de um recordista mundial que me interessa nessa história, e sim o poder que a rivalidade exerce sobre a audiência dos campeonatos esportivos.

A vitória de Fratus aumentou significativamente o interesse pelas provas de revezamento, nas quais ele e Cielo voltaram a se encontrar. Além disso, a equipe do Flamengo e do Pinheiros foram contaminadas pela rivalidade criada após a vitória de Bruno e protagonizaram duelos incríveis, como no revezamento 4×100 medley, quando o time do Flamengo ganhou por um centésimo de segundo.

Atleticanos celebram sozinhos a vitória na primeira partida da final

Mesmo diante de tantas provas de sucesso e divertimento que a rivalidade sadia pode trazer ao esporte, ainda existem torcedores que querem que o rival seja eliminado, sem perceber que isso faz com que os méritos do atleta ou do clube para o qual torcem seriam muito menos significativos sem a presença de um grande adversário.

É o que está acontecendo na final do campeonato mineiro por exemplo. No duelo entre os dois maiores times do estado, Cruzeiro e Atlético, foi necessário realizar jogos para uma torcida só para evitar confrontos entre torcedores. É a grande vitória dos que não sabem perder! Violência 1×0 Esporte.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s