Polêmicas desnecessárias

Cesar Benjamin, ex-dirigente petista

Cesar Benjamin, conhecido por Cesinha, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT). Foi também o mais jovem preso político do Brasil, quando aos 17 anos foi capturado por agentes do regime militar. No livro “1968 – o que fizemos de nós” , escrito por Zuenir Ventura, Cesinha faz um relato bem crível da possível origem do mensalão, remetendo a atos de José Dirceu e Lula dentro do próprio partido, relacionados a uso de dinheiro para compra de apoio político.

Além disso, Benjamin faz uma crítica estruturada do Governo Lula, tomando por base argumentos de esquerda, ou seja, é um pensador socialista se opondo à administração do PT com argumentos sólidos. Contudo, todos seus argumentos tornaram-se turvos depois de um artigo, no qual ele acusa o ex-presidente de tentar “subjugar” um garoto na época em que estava preso.

A partir desse momento, não se pode mais ter certeza se Benjamin faz denúncias verídicas ou se age de forma rancorosa apenas para prejudicar a imagem de Lula.

Lars von Trier exibe sua tatuagem - foto AFP

Muitas vezes uma polêmica desnecessária pode ofuscar grandes pensadores, políticos ou artistas.Foi o que aconteceu com Benjamin. Abordo esse tema para tratar de situação semelhante, envolvendo Lars von Trier, que se declarou nazista durante o festival de Cannes. O cineasta acabou banido do encontro e manchou uma trajetória de sucesso, que conta com filmes como “Dogville” e “Ondas do destino”.

É preciso saber o momento de compartilhar alguma informação e é preciso ter sensibilidade para saber o que se deve ser declarado. A prática do falar o que pensa, doa a quem doer, se levada a extremos, pode mandar gênios para o ostracismo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s