Qual a relação de Saramago com Saquille O`Neal?

Craque da literatura

José Saramago uma vez disse: “todo mundo me diz que eu tenho que fazer exercícios. Que é bom para minha saúde. Porém, nunca se escutou nada que diga que um esportista tem que ler”. A observação do escritor português reflete as consequências de opor esporte e estudo.

No Brasil, muitas vezes ouvimos que um jogador, quando criança, deixava de ir à aula para ir jogar futebol, como se as duas atividades fossem incompatíveis. Porém, essa oposição é falsa. É totalmente possível conciliar um modelo educacional que prepare a estudante tanto para ser atleta, quanto para seguir outra carreira fora do esporte.

Shaq celebra sua pós graduação

Foi o que fizeram dois países com realidades inversas: Cuba e Estados Unidos. Nas duas nações, as escolas incentivam a prática esportiva associada a outras matérias. Isso faz com que, por exemplo, muitos atletas cubanos e americanos estejam preparados para outra profissão ao final de suas carreiras esportivas.

Um grande exemplo é o jogador de basquete Saquille O`Neal, que se aposentou hoje. Shaq é formado e pós-graduado. Além disso, é porta-voz do movimento “Ler é fundamental”.

Minha opinião é que o Governo brasileiro deve enxergar o esporte como uma prática de bem estar e não como um meio de formar atletas profissionais. Dessa forma, estaremos formando advogados, médicos, professores mais saudáveis e também atletas mais preparados.

Assista o vídeo de Shaq anunciando sua aposentadoria:

Anúncios

2 pensamentos sobre “Qual a relação de Saramago com Saquille O`Neal?

  1. Via ladares!!!
    Bom ponto de vista. Concordo em numero e genero (grau não se flexiona, kkkkkk).
    Acho q no Brasil tudo é feito de forma distorcida no esporte. Os meninos mto novinhos vão para escolinhas de futebol e ficam todos sonhando virar Ronaldo da noite pro dia….param de estudar…Isso é triste.
    A proposito, leia essa reportagem do site da minha igreja (o meu filho q desenvolveu o site), que trata de um rapaz que foi estudar nos EUA e ganhou a bolsa pq eh um bom tenista
    http://www.terceira.org.br/recursos/lucas-ribeiro-fala-da-importancia-da-familia-e-o-premio-que-recebeu-nos-eua

    bjus amigão

  2. Olá, dona Angel!! Muito legal a história. O menino é um exemplo concreto do que eu defendo. Ele não quer ser atleta profissional, mas nem por isso ele foi descartado. Muito pelo contrário, ele conseguiu abrir portas e, por ser também bom aluno, ganhar prêmios.

    PS.: O site tá show de bola! Parabéns para seu filho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s