Mais animação!

Este slideshow necessita de JavaScript.

As animações estão em alta. “Rio” alcançou o primeiro lugar tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos e Europa. Kung Fu Panda 2, em seus primeiros finais de semana já chega ao 2º lugar da lista dos mais assistidos em solo norte americano.

Pode-se dizer que os desenhos animados são maiores beneficiados pelos benefícios da exibição em 3D. Porém, acredito que o sucesso desse gênero está em atingir o público infantil. Crianças normalmente vão ao cinema acompanhada por pelo menos uma pessoa. Dessa forma, o número de expectadores já dobra de início.

Outro ponto interessante é que as animações tem atrativos visuais que encantam também o público infanto-juvenil e adulto. Isso faz com que se possa tratar de assuntos complexo de forma mais suave. Por exemplo, na animação “Wall.E’ são discutidos temas como sedentarismo, solidão, preservação do meio ambiente e relação do homem com a natureza.

Essa característica torna a animação uma excelente ferramenta educacional. Um bom exemplo é o site Plenarinho, da Câmara dos Deputados, que utiliza esse recurso para “traduzir” o processo legislativo para crianças.

Eu realizei uma experiência com alunos de uma escola pública de Brasília, avaliando o quanto de conteúdo uma animação sobre projeto de lei consegue transmitir. As conclusões desse estudo deram origem ao artigo “Portal Plenarinho: A animação como indutora de conteúdo cidadão”, que foi publicado na revista Comunciarte, edição 37. Quem quiser ler é só clicar aqui.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Mais animação!

  1. Figura, imagem, cores, animação 3-D… tudo isso atrai, não apenas crianças, mas também adultos. No portal do STJ tem o STJunior – link interativo, com personagens infantis, que atrai o publico infanto-juvenil. Visa explicar, de maneira lúdica, como funciona o tramite judicial. http://www.stj.jus.br. Acessa lá depois…
    A propósito, a análise multimodal do site e de outros elementos graficos foi tema da minha mono. E em primeira mão, pra vc… foi aprovada com nota max. Fiquei mto feliz!!! Com dedicatoria pra vc e pra Vivi….
    vou enviar o arquivo em pdf para o grupo que vc criou. O pessoal da turma tem enviado as monos pra vc ???

    abçs
    Engel Schulz

    • Muito interessante, Angel. Eu não conhecia ainda o STJunior. Gostei demais! Aliás, sou a favor de dar mais relevância aos recursos imagéticos! Na verdade, as monografias andam meio paradas. Aúltima que foi postada lá na pasta foi a minha! Ou seja, foi a primeira e única. hehehe! Mas eu continuo apoiando a ideia. Acho ques e mais alguém colocar a mono lá vai animar um pouco. O grupo está muito paradão!

      Abraços e obrigado pela visita. Como sempre, é um grande prazer recebê-la por aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s