Entre náufragos e piratas!

Se você não aprender a navegar, vai virar alvo de piratas

O mundo se digitalizou. Não é questão de negar culturas tradicionais, mas é preciso reconhecer que a internet se expandiu de tal forma, que é quase impossível pensar na evolução da humanidade sem essa ferramenta.

Alguns exemplos de como o mundo virtual vem se tornando cada vez mais real apareceram recentemente. A Islândia está reformulando sua Constituição utilizando o Facebook, o Twitter e o Youtube para permitir que todos os cidadãos possam opinar sobre as propostas. Além disso, todas as reuniões da assembléia constituinte estão sendo transmitidas ao vivo pela internet.

Outro  caso interessante vem da Ásia. O governo da Coréia do Sul decidiu substituir todos os livros didáticos por tablets. Com isso, além de tirar (literalmente) um peso das costas dos estudantes, os coreanos possibilitam que os alunos cresçam imersos nessa nova realidade e, dessa forma, pensem em novos modelos de negócios, baseados na economia criativa, tendo em vista que o país não conta com grandes riquezas naturais.

Para trazer a discussão um pouco mais próxima, posso citar os ataques que os sites do Governo brasileiro sofreram de crackers (hackers do mal) e o roubo dos e-mails da presidente Dilma na última semana. Pense bem, caro leitor, recentemente os órgãos do Poder Judiciário promoveram uma digitalização de quase todos os processos. Além disso, a Receita Federal passou a só aceitar declarações enviados pela internet. Seus dados bancários estão todos em bancos de dados virtuais entre outras coisas. A internet é um baú de tesouros e há muitos piratas a fim de enriquecer nesse mar virtual.

Então, assustado leitor, se você é daqueles que diz que a internet não é para você, que não se produz nada relevante na rede e que as pessoas “perdem” tempo preciso navegando por aqui, tome cuidado, pois você é um náufrago e não sabe!

Anúncios

3 pensamentos sobre “Entre náufragos e piratas!

  1. Eu é que não quero ser uma náufraga virtual!!! hehe
    boa reflexão, pois serve de alerta para os céticos que ainda não viram a real necessidade de entrar no mundo virtual.
    Infelizmente, muitos da geração baby boomers (a minha) ainda se espatam qdo digo q tenho facebook, blog, twitter, orkut, msn, skype e afins!!! vc acredita??

    Mas, VIVA as gerações X, Y e Z! São a nossa esperança!
    abçs

    • Pois é, Angel. Todos fazemos parte do mundo virtual, pois há dados de toda a população na internet. Agora, podemos viver de forma passiva ou adotar uma atitude mais proativa diante das mudanças.

      Abraços e obrigado pela visita! É sempre um imenso prazer tê-la por aqui!

  2. Pingback: Interagir é obrigação « Pedrovaladares's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s