Clientes brasileiros sofrem com atendimento meia boca

O Brasil passa por uma fase de crescimento, que está muito ancorada no consumo. Nos últimos ano, o mercado consumidor ampliou-se enormemente. Dessa forma, os prestadores de serviços passaram a ter uma clientela abundante.

Porém, o que tenho notado é que o aumento no número de clientes tem acarretado uma queda vertiginosa na qualidade dos serviços prestados. Se você, caro leitor, parar para pensar vai ver que recebeu um número assustador de atendimentos meia boca nos últimos tempos. Lembra aquele restaurante que você foi e a comida não era igual à do cardápio? E aquela vez que você comprou um pacote de dados que não funcionou? Ah, não se esqueça daquela loja onde você teve que esperar mais de meia hora para ser atendido…

Está se chegando a um ponto que, para ter serviços minimamente aceitáveis, é preciso se estressar e exigir que o estabelecimento te atenda da maneira como deveria. Quem fica calado recebe atendimento desleixado.

Fala-se muito que, com a expansão das redes sociais, os consumidores estão mais conscientes e exigindo mais seus direitos. No entanto, na minha opinião, o grande número de reclamações online também tem a ver com  o crescimento de casos de abuso e despreparo dos estabelecimentos, ou seja, mais gente reclama não somente porque agora tem mais meios para isso, mas porque passou a ter mais motivos para tal.

Contudo, uma nova crise financeira está por vir, a inflação anda um tanto claudicante e o mercado brasileiro está cada vez mais aberto. A fartura de consumidores tende a arrefecer. Será decepcionante ver empresas estrangeiras ganhando espaço por aqui por conta da falta de preparo e de visão de empresas brasileiras.

A hora de fidelizar clientes é no momento em que o mercado está aquecido. Muitos esquecem que, em momentos de dificuldade, irão necessitar do dinheiro daquele cliente que foi mal tratado…

Anúncios

2 pensamentos sobre “Clientes brasileiros sofrem com atendimento meia boca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s