Monitoramento na rede pode evitar ação de psicopatas

Anders Breivik posa com arma em foto divulgada por ele mesmo na internet

Na última semana, um terrorista de extrema direita realizou dois atentados e matou 93pessoas na Noruega. A fato é estarrecedor. Contudo, algo que me impressionou muito nesse episódio foi o assassino ter disponibilizado um manifesto na internet, no qual conta que pretendia cometer um atentado e ensina como construir bombas caseiras, enviar cartas com Antrax entre outras coisas.

O criminoso Andres Breivik tinha começado a escrever o documento em 2009 e vinha atualizando até pouco tempo, ou seja, havia diversas evidências de que Breivik era uma pessoa perigosa. Contudo, ninguém foi capaz de identificar isso e evitar a tragédia.

O fato mostra como deve se intensificar os serviços de inteligência na rede. Uma equipe de profissionais bem treinados pode identificar possíveis psicopatas e impedir que eles saiam por aí matando pessoas. Só para relembrar outro caso trágico também ligado à internet, no início do ano, um atirador matou várias crianças na escola Tasso da Silveira, em Realengo, no  Rio de Janeiro. Antes de cometer o crime, ele queimou o computador para apagar supostas pistas.

A internet é um mundo de informações que muitas vezes parecem não levar a nada. Casos de sociopatas que planejam chacinas e divulgam seus planos na internet, como no caso da Noruega e de Realengo, mostram que é preciso olhar com mais atenção para o que está sendo divulgado por aí.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Monitoramento na rede pode evitar ação de psicopatas

  1. Concordo com você Pedro, até porque este tipo de crime está virando tragédia anunciada, com seus protagonistas divulgando previamente na rede suas intenções. É importante que se faça um rastreamento do que é publicado na internet para que esse tipo de criminoso seja impedido de fazer inocentes pagarem por sua insanidade.

    • Ana, você tirou as palavras da minha boca (ou melhor, do meu teclado). A questão é exatamente essa, o rastreamento não iria banir esse tipo de crime, mas iria evitar vários.

      Abraços e volte sempre! Sua visita é muito bem vinda!

  2. As autoridades policiais de todo o mundo deviam centrar suas atençoes para a Internet porque esse é um meio agora muito usado por psicopatas,pedófilos,violadores,e terroristas

    • Orlando, primeiramente, obrigado pela visita. Você tem razão. A internet está cada vez mais aprecida com a vida real. Afinal, não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas. Então, apresenta os mesmos riscos de qualquer sociedade e precisa de mecanismos de segurança.

      Abraços e volte sempre! Você é sempre bem vindo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s