Para sair da crise, é preciso ouvir os silenciados

Vivemos um momento de quebra de paradigmas. Os grandes centros estão em crise. O Japão, que já vivia uma retração, sofre com desastres naturais. A Europa vê o zona do Euro balançar com um meio calote da Grécia e gigantes, como Espanha e Itália, em situações delicadas. Os Estados Unidos patinam com uma crise parlamentar e um nível de desemprego que insiste em se manter nas alturas.

Enquanto isso, a América Latina, tão criticada em passado recente, taxada de zona instável, vive uma fase de crescimento, estabilidade e vagas de emprego sobrando.

Aqui surge a questão deste post: se os latino americanos sempre tiveram como modelo da prosperidade países que hoje estão debilitados, quem guiará um novo modelo mais sustentável de desenvolvimento? A globalização difundiu o “american way of life” (o modo de vida americano) e ofereceu como alternativa o modelo europeu de bem-estar social. Dessa forma, os países em desenvolvimento sempre se pautaram por esses dois pacotes ideológicos e agora terão que dar vida a uma terceira via.

Na minha opinião, por mais estranho que possa parecer, o subsídio para esse novo modelo está nas regiões mais excluídas. Os grandes conglomerados urbanos já interiorizaram muito os modelos europeus e americano. Já as regiões excluídas, por terem recebido menos impactos da globalização, apresentam maior potencial inexplorado.

Então, no caso brasileiro, o modelo pode estar sendo gestado, por exemplo, dentro das regiões Norte e Nordeste. Os modelos do Sudeste, do Sul e do Centro-Oeste parecem muito influenciados já pelo pensamento vigente, que vem se mostrando infrutífero.

Pode ser que as crises nos grandes centros sejam apenas passageiras e que os velhos paradigmas se renovem. Também não se pode desconsiderar que a China tem mostrado um novo modo de desenvolvimento, que, no entanto, parece não mostrar um potencial distributivo para toda a riqueza que vem gerando.

De todo modo, quando o centro parece perdido, é preciso ouvir a voz da periferia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s