Financie sua ideia sem precisar de bancos

Um dos principais obstáculos que um potencial empreendedor enfrenta para abrir o negócio é falta de linhas de crédito. Além disso, muitos consideram que é necessário investir muito para abrir uma empresa e acabam abortando a ideia.

Contudo, a pesquisa pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, a GEM 2010, que traça o perfil dos empreendedores no mundo, mostra que mais da metade dos empresários brasileiros precisaram de no máximo R$10 mil para abrir seus negócios. Esse dado mostra que ter sua própria empresa não é tão caro quanto se pensa.

A pesquisa mostra, no entanto, que a dificuldade de conseguir financiamento ainda é um impeditivo.Há poucas linhas de crédito para quem está começando um negócio. Poucos podem contar com os bancos na hora de abrir uma empresa. Dos que precisam pedir ajuda, 70,5% procuram alguém da família. Amigos ou vizinhos são a fonte complementar de recursos para outros 22,3%. O restante é financiado por investidores estranhos que têm uma boa ideia (3,8%), por colegas de trabalho (2,9%) ou por outros (0,6%).

Uma forma de viabilizar a abertura de empresas é o crowdfunding , que nada mais é do que o financiamento colaborativo. Atualmente, já existem na internet diversas plataformas que facilitam esse processo.Uma das mais conhecidas é o site Catarse. Lá, você cadastra seu projeto (eles só aceitam projetos, não é aberto para financiamento de empresas) e diz quanto precisa e em quanto tempo deseja arrecadar aquele dinheiro.

Cadastrado o projeto, é necessário fazer um vídeo e um texto explicativo da ideia para convencer as pessoas a doarem dinheiro para você. As doações podem ser feitas diretamente pelo site.

Para quem tem empresa e precisa de crédito, o Impulso é uma boa opção. Ele é voltado à concessão de microcrédito produtivo para ajudar pequenos negócios.

Além do Catarse e do Impulso, existem diversos outras plataformas de crowdfunding como o Benfeitoria, o Incentivador, o Morove.me, entre muitos outros. Um ponto importante a se destacar é que o crowdfunding é baseado na premissa de muitas pessoas doando pequenas quantias, ou seja, é junção de muitas que se prontificam a doar um pouco, mas que acabam ajudando muito!

Anúncios

Um pensamento sobre “Financie sua ideia sem precisar de bancos

  1. Pingback: Anatel mima operadoras e adia desenvolvimento do país « Pedrovaladares's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s