Horário comercial atrapalha a criatividade

Em época de mobilidade e expansão da internet banda larga, aliada a uma economia que migra paulatinamente para o setor de serviços, não faz mais sentido empresas quererem seus profissionais por 8 horas dentro de suas estruturas físicas.

Mais horas dentro da empresa não significa mais produtividade. Muito pelo contrário, por vezes o montante do trabalho não coincide com o tempo disponível e muitos empregados acabam perdendo dentro de um prédio horas que poderiam estar sendo gastas junto com a família, com prática esportiva e cultural e com trabalho comunitário e voluntário.

Outro ponto nefasto do regime comercial é tentar condicionar a criatividade a um certo período do dia. Principalmente empresas que trabalham com produção de conhecimento deveriam proporcionar horários flexíveis.

Quando falo de flexibilidade, não estou dizendo proporcionar uma margem de meia hora para o empregado. Eu defendo que a empresa possibilite que o funcionário cumpra as horas em qualquer momento do dia. Se a carga horária é de 8h/dia, o trabalhador deve poder, se for mais adequado ao seu ritmo, trabalhar de 8h ao meio dia e depois retornar às 18h e trabalhar até às 22h.

A ciência já cansou de provar que os seres humanos possuem características fisiológicas distintas. Então, uma estrutura que visa estabelecer um período único para todos está fadada a desperdiçar talento e a produzir insatisfação.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Horário comercial atrapalha a criatividade

  1. Gol de placa Pedro! Concordo, e muito com isso. Sabemos que algumas grandes empresas adotam esse sistema (Microsoft, Facebook), mas nossos empresários da terra brasilis ainda estão looooonge desse padrão., né??
    abçs
    ps. o bolo sem glúten fez sucesso. Vc perdeu, hehehehe

  2. Concordo, felizmente trabalho numa empresa que permite uma flexibilidade bastante grande e home-office (que também considero ótimo), mas gostaria de ver isto sendo oferecido em mais empresas.

    • Fernando, primeiramente, obrigado pela visita. Que bom saber que você trabalha com home office em uma empresa nacional. Isso mostra que a prática é altamente implantável por aqui. Tomara que essa cultura se espalhe por mais empresas.

      Volte sempre!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s