Até onde vai a cultura FaceWorld?

O Facebook anunciou esta semana a criação de uma divisão para arrecadar recursos para financiamento de políticos que representem seus interesses. O Google já havia tomado a mesma decisão há pouco tempo. Na minha visão, essa medida explicita ainda mais a expansão do que eu chamo de cultura FaceWorld.

Esse fenômeno, em uma perspectiva mais ampla, diz respeito à associação entre grandes empresas de tecnologia de gestão de conteúdo e políticos. A prática de grandes empresas financiarem candidatos não é necessariamente nova, porém, quando se trata de empresas que lidam com informações e possuem quase a totalidade do mercado de compartilhamento e gestão de dados, essa estratégia toma rumos perigosos.

Por mais “sociais” que sejam, as empresas de tecnologia são privadas e tem interesses mercadológicos. Essa situação permite aventar a possibilidade de manipulação dos resultados de busca de informações na internet, ou das funpages e perfis do Facebook. Por trás da propagação da cultura do compartilhamento, podem se esconder estratégias obscuras, que colocam interesses empresariais acima do bem comum.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Até onde vai a cultura FaceWorld?

  1. Com certeza, Pedro, tudo muito sub-reptício e subliminar, inclusive os joguinhos que são disponibilizados com suas metas e mais metas a cumprir é uma forma lúdica e lucrativa de manter o usuário alienadamente preso às redes.

    • É, verdade, Ana. É sempre muito perigoso quando empresas de gestão de conteúdo começam a atuar de forma massiva na política. Apesar de que tem o lado bom de sabermos para que lado elas pendem, pois hoje não sabemos isso claramente.

      Abraços e volte sempre!

  2. Pingback: Até onde vai a cultura FaceWorld? | Notícias / ZiiPe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s