Personalidade da marca X marca da personalidade

Dois fatos marcaram esta semana: o afastamento do apresentador Rafinha Bastos da bancada do CQC e a morte do empresário Steve Jobs. Correndo o imenso risco de comparar uma decisão administrativa a um falecimento, enxergo um ponto em comum entre os dois acontecimentos: o conflito de um grande personagem com a empresa (ou programa) do qual é parte.

Tanto Rafinha Bastos (em menor escala), quanto Steve Jobs (indiscutivelmente) criaram personas que se confundem e, em certos momentos, até concorrem com a marca que defendem. Durante o CQC da última segunda, o tópico mais comentado no Twitter era o afastamento do co-apresentador do programa e não as matérias exibidas pelo semanal.

Já no caso de Jobs, muitas vezes a ansiedade pelos aparatos da Apple era quase que diretamente proporcional à expectativa em relação a apresentação que Steve faria. Essa situação não é nova e pode ser identificada em vários outros casos: Mark Zuckerberg X Facebook; Lula X PT; Romário X seleção de 94; Obama x Partido Democratas, entre outros.

A grande questão é identificar até que ponto o carisma do personagem agrega valor à marca (partido, programa, seleção etc). Em alguns casos, acontece o contrário e a marca acaba ficando menor que seu representante.

Anúncios

Um pensamento sobre “Personalidade da marca X marca da personalidade

  1. Vc tem razão. Eu não vejo CQC, mas no caso da Apple, quando soube que Steve morreu, eu sabia que ele era um dos “papas” da informática, mas, por simples ignorância, não sabia que era o gênio por trás da Apple. O criador ficou maior que a criatura.
    abçs Pedro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s