Os perigos da “googlerização” da informação

Acredito que a maioria das pessoas que começam um blog o fazem para poder emitir opinião e ter voz própria sobre os fatos. Contudo, para buscar mais visibilidade, muitos (eu incluso) vão atrás de formas de melhorar o rankeamento nas buscas do Google. O WordPress possui inclusive uma ferramenta que identifica os termos que facilitam que motor de busca encontre seu texto.

Dessa forma, ficamos sugestionados a escrever mais sobre assuntos que são mais procurados e, sem perceber, abrimos mãos daquela ideia de voz própria que tínhamos quando começamos a escrever. O Google vai estabelencendo assim uma espécie de linha editorial da busca.

Não gosto de alimentar teorias conspiratórias. Sei que as busca sãofeitas por meio de algorítimos matemáticos, que refletem na maioria das vezes o interesse comum das pessoas, mas também não quero ser ingênuo de acreditar que a empresa, com seus compromissos econômicos, não influa de alguma forma nos resultados.

Alguns pesquisadores e blogueiros já falam do fenômeno da “googlerização” da informação. Ter um mecanismo que organiza e busca as informações de bancos de milhões de banco de dados é, com certeza, excelente. Contudo, não se pode esquecer que empresas tem interesses mercadológicos, como ficou evidente quando o Google passou a omitir informações do Facebook, um dos seus concorrentes diretos. Além disso, como já comentei em outro post, o Google tem uma divisão para patrocinar candidatos que representem seus interesses, o que aumenta as suspeitas sobre a imparcialidade dos resultados de busca da ferramenta.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Os perigos da “googlerização” da informação

  1. Well, nunca havia pensado nisso, mas que “desde que o mundo é mundo”, os interesses escusos permeiam todos os organismos sociais, né não?

    Mas, não vamos desistir por causa disso, né?

    boa reflexão… ótimo fds

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s