Se você não jogar lixo na rua, seu amigo ficará com vergonha de jogar!

Os criminologistas James Q Wilson e George Kelling conceberam a teoria da janela quebrada. De acordo com essa tese, pequenos delitos acabariam por desembocar em crimes de grande escala. De acordo co Wilson e Kelling, se alguém atira uma pedra em uma janela e retorna um tempo depois e percebe que a janela não foi consertada, logo se sentirá à vontade para quebrar outras janelas e, no extremo, incendiar a casa.

A grande questão proposta pelos criminologistas é que deve-se construir e propagar a impressão que se deseja passar com alguma ação. Não adianta dizer que o crime será combatido, é preciso passar essa sensação também.

Outro ponto importante trazido pela teoria é que é importante deixar claro qual o comportamento que deve se impor, dessa forma, atitudes que vão de encontro com a correta acabam sendo desestimuladas.

O meu ponto nesse post é que a teoria pode ser aplicada por qualquer pessoa. Por exemplo, se você nunca expressa ideias racistas, uma pessoa preconceituosa não se sentirá desestimulada a expressar ideias racista para você. O mesmo acontece com relação à questão do lixo. Se você, não joga sujeira pela janela do carro ou no chão, uma pessoa que estiver te acompanhando não se sentirá à vontade para fazê-lo.

A tão citada frase de Mahatma Ghandi, “seja a mudança que você quer no mundo”, não tem nada de poética, ela é uma constatação sociológica, comprovada pelos estudos de Wilson e Kelling.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Se você não jogar lixo na rua, seu amigo ficará com vergonha de jogar!

  1. Sem dúvida alguma. Sejam as suas palavras minha ideia também.
    A frase do “genial” tio Ghandi é simplesmente uma das mais completas em poucas palavras.
    Parabéns pelo post.
    Levantemos então essa bandeira sem medo de sermos felizes.
    Abç
    😉

    • Belcrei, primeiramente, muito obrigado pelo comentário e pelas palavras elogiosas! É bom saber que há mais gente disposta a difundir a ideia de que mudanças começam com nossas atitudes!

      Volte sempre! Você é muito bem vindo!

    • Andressa, antes de tudo, obrigado pela visita. Concordo com você é algo que tem que vir do berço, mas também de uma cidadania mais ativa daqueles que enxergam os problemas urbanos. Você está certíssima, toda ação tem uma reação, não adianta depois reclamar dos boeiros entupidos.

      Volte sempre! Você é sempre bem vinda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s