Seja pontual antes que seja tarde demais

Uma pessoa o chama para uma reunião. Você acerta sua agenda para abrir um horário. Porém, o anfitrião chega vinte minutos depois do combinado. Esse atraso vai implicar o enxugamento da pauta daquele encontro e a necessidade de realizar outra reunião. O atrasado normalmente alega que tinha um compromisso particular inadiável ou uma outra reunião também importante. Você, contudo, também tinha e abriu mão para estar ali na hora certa.

Você muito provavelmente já passou por uma situação como a descrita no primeiro parágrafo. A falta de pontualidade é um fenômeno muito difundido no Brasil. Quantas vezes já fomos convidados para eventos que estavam marcados para as 20h e chegamos 20h30? Um levantamento do psicólogo Robert Levine em 31 grandes cidades mostra que o Brasil é realmente um dos líderes nos atrasos. “Nos Estados Unidos, por exemplo, a ideia de que tempo é dinheiro tem um alto valor cultural. Os brasileiros, em comparação, dão mais importância às relações sociais e são mais dispostos a perdoar atrasos”, diz o pesquisador.

O não respeito ao horário já é uma forma de agir em muitos casos. Por vezes, já fui a eventos que estavam marcados para um horário e a própria equipe organizadora fez com que o começo fosse adiado para que os não pontuais não perdessem nada, o que demonstrou um claro desrespeito aos participantes que chegaram no horário.

O problema é que a tolerância com a falta de pontualidade vai contaminando as relações profissionais. Quem já não teve o desprazer de marcar um horário para a realização de um serviço, mas os prestador chegar atrasado e ainda se dar ao luxo de não se justificar? Eu mesmo passei por uma dessas esses dias. Chamei uma operadora de TV a cabo, eles disseram que viriam dentro do horário comercial e apareceram na minha casa às 19h! Quando reclamei, eles argumentaram que a norma estabelece uma tolerância de uma hora de atraso, ou seja, é a institucionalização da falta de pontualidade.

Outro exemplo dessa contaminação são os voos atrasados. As empresas aéreas demonstram total indiferença com seus clientes que pagaram para viajar em determinado horário. A situação vem se repetindo tanto que as empresas já tem o disparate de sugerir que você marque compromissos já contando com um provável descumprimento da hora marcada.

Em suma, cumprir horários mostra antes de tudo que você realmente se preocupa com o outro, que você não vai colocar interesses pessoais acima dos compromissos firmados. A pontualidade é antes de tudo um sinal de respeito e, no caso empresarial, de interesse em fazer negócio. Há vários relatos de empresas brasileiras que perderam bons contratos internacionais, porque a pessoa designada para participar da reunião se atrasou e  a outra parte se sentiu desprestigiada e desistiu do acerto. Assim como já presenciei casos de amigos brasileiros que perderam seus empregos em outros países ou em empresas estrangeiras com base no país porque não deram a devida atenção à pontualidade.

Por isso, ajude a difundir a campanha: “seja pontual antes que seja tarde demais”. Compartilhe esse texto, basta clicar nesses botões aqui em baixo!

PS.: A Veja.com elaborou um quadro que mostra como a falta de pontualidade está espalhada por todas as esferas da sociedade. Vale à pena dar uma olhada.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Seja pontual antes que seja tarde demais

  1. ótimo artigo, parabéns !
    Brasileiro é bicho folgado mesmo !
    Quem é pontual que fica como se estivesse errado….Palhaçada generalizada.
    Espero que algum atrasildo leia seu texto e se concientize.
    Parabéns !

    • Alexandre muito obrigado pelas palavras elogiosas. Tomara mesmo que as pessoas ao lerem o texto tomem consciência da importância da pontualidade para as relações sociais.

      Volte sempre! Você é muito bem vindo!

  2. Pedro,

    Mais um gol de placa. Sempre me aborreci com a falta de pontualidade… pq eu sempre procuro ser pontual. Acho falta de respeito e de educação os atrasos sempre “justificados”. Pena q pra isso mudar, vai ser difícil , porque é cultural ;( . Iniciativas como a sua já é um bom começo. Abçs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s