Nunca deseje uma ditadura!

Ditadura é isso aí!

Em resposta ao meu último post, surgiram vários comentários de pessoas que desejam a volta de um governo militar. Confesso que me surpreendi com a quantidade de pessoas que consideram a ditadura uma forma de gorvenaça mais limpa e livre de corrupção.

Há grupos de judeus que sentem medo de que a geração que não viveu os horrores do holocausto não entenda a dimensão da tragédia que ocorreu nos campos de concentração. Ao ler alguns comentários aqui, também senti receio de que algumas pessoas não entendam bem o que ocorreu durante a ditadura militar.

Afortunadamente, não vivi aquela época. Porém, tenho a consciência de que nenhum governo que tenha feito uso de praticas como tortura, censura, toque de recolher entre outras, possa ser bom para qualquer sociedade.

Sempre pior do que se imagina!

Também é preciso esclarecer que ditaduras não acontecem somente sob governos militares. Cuba até hoje aprisiona pessoas contrárias ao regime e exige autorização para que seus habitante (ou prisioneiros?) possam sair da ilha. Ou seja, para visitar outro país, não basta a um cubano conseguir um visto da nação que pretende visitar, é necessário que o “governo” dê autorização, como se fosse dono da pessoa.

Para mim, parece incompreensível que muitas pessoas louvem o governo chinês por seus feitos, deixando de lado o fato de que os chineses, em sua imensa maioria, não tem seus direitos individauis respeitados. É realmente impressionante como as pessoas se iludem achando que a China é uma alternativa melhor à influência americana. Leia AQUI uma excelente análise sobre como será o mundo, se a China tornar-se a principal potência do planeta.

Muito pior que a pior democracia!

Por mais que algumas pessoas possam considerar os norte americanos “imperialistas”, é necessário pensar que pelo menos eles são um Estado de Direito, com imprensa livre, com liberdade de associação entre outros luxos democráticos que a China e outras ditaduras preferem evitar.

Ditaduras não são menos corruptas. Elas apenas são menos transparentes. Não é à toa que o primeiro ato de qualquer governo ditatorial é eliminar as vozes dissonantes. A pior democracia do mundo será sempre MUITO melhor que a melhor ditadura.

Então, gostaria de pedir a todos que não se deixem levar por uma idealização de ditadores incorruptíveis. As ditaduras são tudo de ruim que já escreveram e muito mais. Só conhecemos a ponta do iceberg, os porões continuam fechados.

Anúncios

89 pensamentos sobre “Nunca deseje uma ditadura!

  1. Achar que governo militar não tinha corrupção é dar atestado de imbecilidade. Francamente!

    E os “machões” que batem no peito para dizer que gostariam de ter um novo regime seriam os primeiros a falar fininho na hora de serem brutalmente torturados pelo mesmo regime que idolatram.

    Sem mais.

  2. que porcaria de texto ridiculo americanos sao um estado de direito com imprensa livre ?? vc eh pos graduado e mesmo assim tao idiota ignorante, deve ser so mais um entre varios outros graduados por ai que nao tem merda nenhuma pra falar

    • Bom dia, Guilherme,

      Na minha concepção, os Estados Unidos podem ter problemas com a democracia, mas há sim liberdade de imprensa, vide a Fox News que bate no governo todo dia e não teve nenhum jornalista ou comentarista preso. Além disso, todas as violações de direitos humanos que o governo americano cometeu foram denunciadas pelo New York Times, pela BBC, CNN entre outros. Você já viu isso acontecer em Cuba, na Coreia ou na China?

    • Duvido que você tivesse a liberdade de se expressar dessa forma se o governo controlasse a internet por inteiro, pois só existiriam blogs enaltecendo o governo.
      E outra: Se Cuba é tão boa, por quê quem discorda é preso ou não pode sair de lá? Se a China é tão boa, por quê quem discorda não pode dizer que discorda? Coréia do Norte então, nem se fala. Aqui, por exemplo, tínhamos o PT para discordar do FHC, e temos o DEM para discordar do PT. E gente como Diogo Mainardi não vive enjaulado em porões infectos sendo torturado dia sim, outro também.

      • Aberto, você foi direto ao ponto.

        As pessoas não podem confundir democracias com problemas com ditaduras. Não dá para comparar em nenhum aspecto. em uma há a possibilidade de corrigir sem desmontar o sistema, na outra só há o caminho do confronto direto.

  3. Querem ter uma mínima idéia do que é uma ditadura?
    É só observarem a truculência polícial e a total conivência de seus superiores e depois é só multiplicarem por alguns zilhões e talves… apenas talves vocês possam ter um vislumbre do que é uma ditadura…

    • Bom dia, Edgar. Primeiramente. Obrigado pela visita.

      Seu ponto de vista faz sentido. Algumas pessoas, que acham que desejam viver numa ditadura, não sabem quão cruel ela pode ser.

      Volte sempre! Você é muito bem vindo!

  4. Olá Pedro Valadares! Amei seu post sobre o repúdio a ditadura!!! Fantástico seu texto!! Quase que te aplaudo de pé aqui em casa (risos) Amei quando vc disse: ” A pior democracia do mundo será sempre MUITO melhor que a melhor ditadura” e também “As ditaduras são tudo de ruim que já escreveram e muito mais. Só conhecemos a ponta do iceberg, os porões continuam fechados.” Eras Pedro, sou teu fã!! Parabéns!!

  5. Esses ignorantes que acham governo militar bom deveriam se informar sobre o assunto. Enquanto países como Argentina e Uruguai punem seus torturadores, o Brasil não se mexe, pois o povo só quer saber de festa. Parabéns pelo post.

    • Plínio, obrigado pela visita.

      Acho que no Brasil o movimento para esclarecer os acontecimentos da ditadura está se fortalecendo. E nesse movimento é legítimo que todas as partes tenham voz, tanto a que lutou contra, como a que lutou a favor.

      Volte sempre!

  6. Parabéns pelo texto. Infelizmente o brasileiro não tem idéias absurdas somente com relação a ditadura, mas na política como um todo.

    Para os leitores interessados que gostariam de saber um pouco mais sobre a época da ditadura no Brasil, recomendo dois livros:

    Brasil nunca mais (provavelmente só acha em sebos)
    1968 – O ano que não terminou (trata dos movimentos dos estudantes)

    Ambos escritos não por palpiteiros, mas por jornalistas e pesquisadores reconhecidos e baseados em documentos de domínio público (os poucos que temos) que podem ser comprovados por qualquer um.

    Depois de ler um pouco sobre o período, acredito que vão ao menos diminuir essa ideia absurda sobre regime fechado.

  7. Veja se na ditadura algum general se enriqueceu! Agora olha os presidentes aposentados da democracia! O lulinha filho, era funcionario do prefeitura de sao paulo e ganhava 1400 reais , va ver agora.

    • Pablo, essa premissa é viciosa. Generais enriqueceram e enriqueceram empreitaras com obras absurdas, sem nenhuma comprovação de viabilidade, que até hoje não foram concluídas, como a Transamazônica.

      O fato das ditaduras serem corruptas, não quer dizer que nas democracias também não haja negociata. Porém, em um regime aberto, as negociatas são mais fáceis de descobrir e o denunciante não corre risco de vida.

      Obrigado pela visita. Volte sempre!

  8. Amigo, creio que todos os governos têm seus defeitos, sejam ditatoriais ou não. O que me incomoda nesse tipo de ensaio, é a discussão dividida entre bom x ruim, certo x errado, democracia x ditadura etc. Relações humanas não são como moedas, com apenas duas faces, por isso, acho (não sou a verdade absoluta) que devemos buscar o que de bom ou ruim aconteceu nas diversas épocas históricas e buscarmos repetir o bom e evitar a repetição do ruim. Até a democracia, do jeito que se pratica neste país, é ruim. Mas pelo menos podemos dizer isso.

    • Carlos, obrigado pela visita. Respeito seu ponto de vista. Contudo, o ponto do texto é exatamente mostrar que mesmo com todos os benefícios econômicos que um governo ditatorial pode trazer, por não se submeter a debates, ele sempre será pior que a democracia.

      Talvez, você tenha uma visão mais ampla que a minha, mas eu não consigo avaliar separadamente os aspectos bons e ruins. Faço uma análise do conjunto. Nesse foco, a democracia mais desfuncional sempre será melhor do que a ditadura mais evoluída, pelo simples fato de o cidadão ter garantido, a primeira vista, seus direitos individuais.

      Obrigado por trazer um ponto discordante sem apelar para xingamentos. Esse é o tipo de debate que enriquece a todos!

      Volte sempre!

  9. Pedro, vc que é jornalista, deve ler a Carta Capital. A da semana passada ou a anterior fala uma coisa interessante, o uníco lugar onde comprovadamente ocorrem torturas em Cuba é em Guantanamo. Não tenho dúvidas sobre os aspectos perniciosos da ditadura, mas acreditar em liberdade de imprensa nos países democráticos é querer demais. A imprensa é livre apenas para falar dos interesses dos donos da mídia. E ainda nunca simpatizei com a ditadura, mas achar que o Prestes e a Olga Benário eram pessoas bacanas e queriam nosso bem eh virar as costas para o que o comunismo/bolcheviques fizeram os russos atravessar. E esse papo de holocausto já deu, falem um pouco mais do holocausto na palestina, ou seja criativo e fale do Holomodor, que isto ninguém conhece. Ditadura nunca mais! Ditadura travestida de democracia tb não! OWS http://occupywallst.org/We are Anonymous. We are Legion. We do not forgive. We do not forget. Expect us.

    • Guy, primeiramente, obrigado pela visita.

      Respeito seu ponto de vista, mas discordo de você.

      Não concordo que existam donos da mídia. Como em qualquer setor, há empresas grandes como a Newscorp e pequenas e até micro como um blog, como este. é claro que a grande, pela lógica, terá mais visibilidade. Cabe aos pequenos se organizar para ganhar visibilidade. O que acontece é que muitas vezes as minorias não se unem e assim permanecem sem voz. enquanto isso, as grandes empresas vão se juntando e abafando a voz dos menores.

      Nada do que eu descrevi acima caracteriza, ao meu ver, prejuízo a liberdade de imprensa. O que atinge frontalmente a liberdade de imprensa é a ação truculenta, que leva opositores à prisão.

      Em cuba, compravada e abertamente, os cidadãos precisam pedir autorização pra deixar o país. Muitos não a conseguem, ou seja, estão sendo privados do direito de ir e vir. O fato de haver registro de torturas somente em Guantânamo significa apenas que não há registros por parte do governo de Cuba, que quer esconder essa prática.

      Por fim, não é preciso parar de falar do holocausto para alertar sobre as mortes na Palestina. Ambos os casos devem ser denunciados.

      volte sempre. Você é sempre bem vindo!

  10. E não vivemos em uma ditadura não temos direitos a nada nem a educação ,saúde,segurança vivemos em uma ditadura de medo onde vivemos com medo de tudo essa nossa república não é nem um poco melhor que uma ditadura

    • André, respeito sua posição, mas discordo de você.

      Todos os países tem problema com a violência, não é algo privativo do Brasil.

      Temos que melhorar, mas ser um país democrático já é um grande passo.

      Obrigado pela visita e volte sempre!

  11. Sempre que se fala em ditadura e mencionado a tortura e a morte de pessoas inocentes.
    Pergunto se deixar alguem morrendo na fila do hospital nao e tambem uma forma de tortura ainda pior porque a familia do doente tambem e torturada ? Onde esta o dinheiro ( 40 % di PIB) que pago em impostos ??
    Nasci em 1964,no fim do fim do mundo em Santa Catarina e nao convivi com esta tal ditadura.So sei que NAO ouvimos falar de nenhum membro do governo que ficou muito rico naquele periodo (Talvez o Maluf,mas e excessao).Hoje qualquer menbro do partido que chegar em Brasilia tem uma enorme chance de encher as cuecas de dinheiro publico e sair rindo da minha cara , ja que o presidente da republica nao sabia de nada.

    Que voltem os militares com urgencia .

    • Ivo, discordo de você.

      Você não conhece militares ricos, porque a imprensa não tinha liberdade e nem meios para denunciar o enriquecimento dos generais. Quem denunciava era perseguido e morto.

      Melhor viver em uma democracia e poder enxergar a corrupção do que viver em uma ditadura com a falsa impressão de que vivemos em um país honesto.

      Os militares pegaram bilhões em empréstimos que resultaram depois na superinflação que deixou milhões de brasileiros pobres. Eles queimaram um montão de dinheiro em obras inviáveis e projetos absurdos. Além disso, um monte de apadrinhados da ditadura hoje trabalha no Congresso.

      Eu conheci um pessoalmente. O pai era amigo dos generais. Ele recebe R$20 mil por mês. E, como ele, há vários outros!

      Obrigado pela visita. volte sempre!

      • Este teu conhecido recebe so R$ 20 mil por mes.Isto nao e nada comparado ao dinheiro que o Palocci levou so em UM serviço de ¨¨ consultoria¨¨ .Voçe como reporter deve ter acesso a muitos outros casos (Valereoduto,dinheiro na cueca,etc)
        Isto porque so estamos falando do governo federal,sem considerar os desmandos nos demais niveis da federaçao.

      • Ivo, você tem razão.

        Contudo, só temos conhecimentos de casos como o de Palocci só vieram à tona porque temos imprensa livre. em outros tempos, denúncias assim colocariam a vida do repórter em perigo.

        volte sempre!

  12. Em primeiro lugar, parabéns pelo seu blog e pela enorme paciência que você tem ao responder os bizarros comentários dos indivíduos que acreditam que o retorno da ditadura militar é a melhor opção para o Brasil. Não existe argumento que sustente o retorno dos anos de chumbo ao Brasil, pois nem no campo econômico o Brasil teve sucesso (até jornalistas de direita afirmam isso!). Até pouco tempo estávamos pagando a conta dos bizarros ”milagre econômico” e Proalcool.

  13. Eu ñ sou a favor da ditadura,mas como a teoria do principe de maquiavel diz que é necessario um estado forte ou um principe que o faça,o estado Brasileiro ja deixou de ser forte ha muito tempo(mensalão,roubo,desvio de dinheiro),agora é uma besteira,então pra mim seria bom alguem que fosse competente tomasse o poder, tirasse esses miseraveis do poder organizasse essa porcaria e governasse com e para o povo,o real sentido da democracia é a vontade do povo,so assim eu acho que existiria uma republica.portanto para deixar claro alguem daria um golpe na democracia para implantar outra democracia,agora é so espera pra ver se o povo faz alguma coisa ou se o principe aparece.

    • Lucas, obrigado pela visita.

      Respeito sua posição, mas a história a desmente. toda vez que uma pessoa quis derrubar um governo, acabou se perpetuando depois, por total incapacidade de deixar o poder.

      Fidel é um exemplo, assim como Kadafi, Stálin, Hitler entre outras figuras lamentáveis.

      Volte sempre!

  14. EUA imprensa livre?
    Isso é o que você assiste na TV e acredita, faça me o favor isso é demasiadamente ridículo.
    Conheço bem a ditadura militar e seus conceitos e leis e posso afirmar que seria milhões de vezes melhor que o atual Governo “Brasilbosta”.
    Sou totalmente a favor da Ditadura Militar, assim como você é contra.

    • Prezado, seria melhor se você se identificasse e defendesse suas ideias às claras.

      Contudo, respeito sua posição e esse espaço é aberto para argumentos contrários. Você tem todo direito de se manifestar a favor da ditadura, até porque vivemos em uma democracia.

      Se vivéssemos sob um governo ditatorial, você dificilmente leria meu texto.

      Volte sempre. Você é muito bem vindo!

  15. Atualmente, acredito eu, que não há uma estrutura para um golpe militar e uma implantação para uma Ditadura, mas acho besteira as pessoas serem a favor, talvez elas não tenham noção das consequências que ocorreram. Não nasci na época, mas lia muito pelos livros e discutia muito em sala de aula.

    Imaginem viver num país que você não sabe nada sobre o que se passa, não seria terrível?

    • Ariane, primeiramente, obrigado pela visita.

      Eu não acho que há campo para uma volta da ditadura, apesar de como se vê por aqui, existir muitos apoiadores e adimiradores de governos ditatoriais.

      Hoje, temos diversas instituições que velam por nossas liberdades. Porém, elas devem ser apoiadas pela sociedade civil para que seu trabalho tenha mais resultados ainda.

      Volte sempre!

  16. Na Ilha de Fidel Castro, sob o sistema de partido único, uma ditadura sanguinária tomou e exerce o poder por mais de 50 anos. Todos os jornais de oposição foram fechados e toda a imprensa amordaçada sob rigoroso controle estatal. Lá, mais de 20 mil dissidentes políticos foram presos em apenas um ano e estimativas indicam que quase o mesmo número de cubanos foram executados pelo regime. Em Cuba, onde não existe o direito de ir e vir, verifica-se um dos maiores índices de exilados per capta do mundo. Religiosos e homossexuais são encaminhados para “reeducação” em campos de trabalhos forçados

    Diante deste quadro é de causar estranheza o entusiasmo com que alguns intelectuais, políticos, artistas e religiosos brasileiros idolatram os irmãos Castro e a veemência com que insistem em defender e justificar a ditadura cubana.

    • Hamilton, você foi preciso em seu relato.

      Vale destacar que tal comportamento aconteceu e acontecerá em qualquer ditadura.

      Não existe nenhuma sociedade que opoie unânimente seu governante. E a parcela que discorda não pode sofrer perseguições.

      Abraço e volte sempre!

  17. Viva o Regime Militar Democrático! Se houvesse tido “ditadura” neste país não teríamos a bandalheira que este governo atual e os anteriores promoveram neste país! 🙂 Abaixo a corrupção e viva a segurança pública!

    • Roberto, seu argumento é falacioso. que segurança pública é essa que torutra civis e mata opositores? Eu desconheço.

      Não se iluda com uma falsa imagem da ditadura. Eles censuravam todas as denúncias de corrupção.

      Hoje, isso não acontece. Podemos enxergar a bandalheira e combatê-la.

      Obrigado por defender sua posição sem utilizar xingamentos. Isso enriquece o debate.

      Volte sempre!

  18. Caro Pedro,

    A frase proferida por Ulysses Guimarães no discurso de promulgação da Constituição de 1988, expressa bem o sentimento dos que sofreram as conseqüências de um regime totalitário:

    “Eu tenho ódio e nojo à ditadura”

  19. Passe um ano dentro de um quartel e tera uma amostra gratis do que seria a ditadura. E pior , na ditadura o cidadao comum é o eterno recruta. O abuso de autoridade, corrupcao, desvio de poder, ataque a dignidade da pessoa humana sao o minimo que acontece la.

    • Jeferson,

      Não conheço a realidade dos quartéis. Porém, sei que hoje o abuso de autoridade é muito menor e as forças armadas têm feito enorme movimento para eliminar traços autoritários.

      Contudo, realmente, como em qualquer grupo de pessoas, há todos os males que você citou.

      Volte sempre!

  20. Meu Deus, que medo que agora fiquei dos seus leitores, Pedro!

    Uns são a favor da ditadura, outros são esquerdistas, outros são paranóicos que acreditam nos Senhores do Mundo. Tem gente até que critica sua formação (gente que não deve ter formação nenhuma e se acha muito inteligente mesmo assim).

    Espero sinceramente que essas pessoas sejam minoria no país e no mundo. Já temos fanáticos demais nas religiões, não precisamos de fanáticos na política também.

    • Snaga, obrigado pela visita.

      Fanáticos existem em qualquer lugar, pois o fanatismo é típico da natureza humana. Desde que essa volúpia verbal, que muitos aqui apresentam, não descambe para difamação ou violência, é muito bom que pessoas que pensam de forma diferente se expressem abertamente.

      Isso só evidencia as virtudes de um regime democrático. Todos tem direito de falar o que quiserem, as vozes se equivalem. Já em uma ditadura, o governo cala os opositores à força, isso os apoiadores de tal regime preferem ignorar.

      Volte sempre. Você é muito bem vindo!

  21. e com relação a ditadura, bom, cada um com a tua opinião, pra mim quem lutou para acabar com a a ditadura, a maioria hoje é um bando de safados, tipo a nossa presidenta. O exercito ficou estagnado depois da ditadura, é vergonhoso. na boa, meu pai nunca foi a favor da ditadura nem meu vô e nem meus tios, mais nenhum deles apanhou ou sofreu por causa disso, e quando eu converso disso com eles, todos eles me respondem que o fim da ditadura não influenciou em quase nada na qualidade de vida deles.

    • Raul, pode não ter influenciado a vida deles, mas com certeza influenciou a dos presos políticos que tiveram que deixar suas famílias. Também melhorou muito para os profissionais que trabalham com a informação.

      Concordo com você no fato que muitos que lutaram contra a ditadura hoje são corruptos da vez. Contudo, é por conta da imprensa livre que podemos ver a roubalheira e combatê-la.

      Volte sempre!

      • Para pessoas do interior, realmente não havia muita diferença.
        Minha família viveu em cidade pequena desde sempre e a ditadura nunca fez muita diferença. As pessoas daqui dão poucas notícias daquela época, e não sabem de nada do que acontecia.

        Existe a história de um único político da minha cidade que sofreu na ditadura (dizem que foi preso e queimado com cigarro), mas mesmo assim, a história fica no disse-me-disse e ninguém a leva muito a sério.

        Mesmo assim, em outros lugares é evidente o quanto a ditadura modificou a vida da população e como sofreram os heróis anti-ditadura, que hoje são os corruptos da vez, como já disse o Pedro aí acima. Neste caso existe aquela velha regra: se quer conhecer o verdadeiro caráter de uma pessoa, então dê poder a ela. Foi isso o que aconteceu neste país. O velhos combatentes anti-ditadura lutavam porque eram oprimidos. Hoje que estão no poder, mostraram quem realmente são, ou seja, pessoas facilmente corrompidas. São todos? Não. Mas são maioria e com maior destaque.

  22. Parabéns cara,ouvir alguem dizer que gostaria que a ditadura voltase é demais para meu coração kk’ chega ser ridiculo e vc vê claramente que a pessoa não tem idéia do que diz.Triste

    • Obrigado, Maria Alice. Também me dói ouvir alguma coisa assim, mas infelizmente existem muitas pessoas que são viúvas de um tempo de triste lembrança.

      Volte sempre! Você é sempre muito bem-vinda!

  23. Sou a favor da ditadura e continuarei sendo, não é pq tivermos uma ditadura que tem que ser igual as demais que existiram ou igual a que teve em nosso país
    Sou a favor da ditadura e digo, me coloca como líder e vamos ver se esse estado de coisas que todos os dias vemos nessa “imprensa livre” se repetirá com tanta normalidade Onde as notícias estão banalizadas todos os dias os mesmos crimes e todos estão conformados dizendo, – é assim mesmo, não tem o que fazer

    Um dia pessoas se uniram e disseram – diretas já e agora eu digo DITADURA JÁ

    • Leandro, obrigado pela visita.

      Respeito sua opinião, mas devo confessar que fico extremamente feliz de você não ser ditador de nada, porque seu modo de ver as coisas é totalmente diferente do que eu considero minimamente razoável.

      A beleza da democracia é essa. Todos podem expressar o que pensam, mesmo que isso pareça absurdo para outras pessoas.

      Volte sempre. Você é muito bem-vindo!

      • Bom, você acha que vive em uma democracia, esse é o problema
        estranho que essa democracia te obriga a ouvir todos os dias 7 da noite a hora do Brasil ou a votação obrigatória mesmo sendo analfabeto… olha que dá pra fazer uma lista enorme com essa piada de democracia que você acha ser bom
        Você como jornalista devia saber como funciona quando queremos manipular pessoas e não precisamos estar em uma ditadura pra ocorrer isso, vejo todos os dias no jornal essa manipulação e estamos nessa tal democracia

        Não entendi o que você considera razoável ou não, já que eu não disse nenhum ponto do que seria minha ditadura, a palavra ditadura não é um plano fixo que indica que tudo tem que ser sempre igual ao que já existiu

        Diferente de outros que são favoráveis a ditadura e vi pelos comentários não preciso xingar alguém que não é a favor, além do que, eu que estou visitando seu blog
        Respeito muito os que divergem do que considero correto, ainda posso mudar de opinião se mostrar argumentos que demonstre o erro naquilo que sigo, mas por enquanto ditadura é a solução para esse país corrupto e de pessoas que acham que estão vivendo em uma sociedade democrática…uma fachada

        Abraço

      • Leandro, qualquer modelo de governo vai ser coercitivo. Não acho a democracia uma maravilha e concordo plenamente com você. Essa história de “a voz do Brasil” é algo extremamente impositivo e que prejudica nossa liberdade de escolha. Existem diversos outros exemplos de ações autoritárias do estado. Contudo, a solução não é buscar um regime mais autocrático (ditadura), mas um cada vez menos centralizado (quem sabe até chegar ao autogoverno).

        Ditadura é um erro a priori, pois parte da premissa de que só uma pessoa conhece o que é bom para todas as outras, o que é totalmente impossível!

        Porém, você tem muita razão quando diz que a democracia serve de fachada para projetos particulares de poder. É só olhar para a nossa política.

        Contudo, como você, também estou aberto a novos argumentos. Pra isso que criei um blog!

        Abraço e muito obrigado pela visita!

  24. Num ponto já concordamos, quando diz que “qualquer modelo de governo vai ser coercitivo”, ou seja, não é por que temos uma democracia que ela será diferente de outros modelos e vou demonstrar

    Quando você alega que “Não acho a democracia uma maravilha”, você demonstra então que sua escolha é pelo sistema menos ruim e não aquele que é o melhor, ok isso pode ocorrer, é como aquele jargão “rouba mas faz”

    Não coloquei “a voz do Brasil” como exemplo de algo que prejudica minha liberdade, mas sim de uma ditadura velada, onde você tem a liberdade de escolher políticos, mas que não representam em nada aos que votaram nestes, e ai entra o exemplo “a voz do Brasil” algo criado nos tempos de Getúlio e que por ter alguma utilidade a estes políticos foi mantido
    Você como jornalista foi consultado se gostaria de manter esse programa todos os dias no ar, ou os donos das rádios que transmitem?

    O meu desejo na ditadura vem por tudo aquilo que passamos, sai ano entra ano e nada muda
    Vejamos: Depois da ditadura nosso primeiro presidente foi José Sarney, o mesmo que tem inúmeros familiares em cargos doados e parece mais um coronel do sertão Depois temos o Collor… o que falar desse? agora pior que isso, onde ele está agora? novamente envolvido na política e ditando, aprovando novos projetos para uma democracia mais forte? rss
    Itamar, mais um fantoche do que presidente, Fernando Henrique única boa ação foi a criação do real, mas depois caiu na idéia de que privatizar estatais era solução, do que não sei, O dinheiro entrou e pra onde foi? mais interessante ainda é como estas empresas foram compradas, dinheiro do BNDS, ou seja, o governo doou as suas empresas para espertos de plantão
    Pra finalizar nossa linda história democrática temos Lula o presidente do povão, aquele que criou bolsa de tudo que é nome, um modo muito astuto de manipulação de massas e controle
    Deixe todos dependentes do governo e assim formamos um comunismo democrático?
    Dilma está em seu governo e não posso colocar minha opinião sem um governo completo, mas posso adiantar não muda muito do que foi o governo Lula

    Outro ponto colocado por você é de que a ditadura parte da premissa de que alguém conhece o que é melhor para os outros, mas onde está a diferença desta premissa para o atual modelo de governo?
    Eu não escolhi aumentar os salários de políticos, não escolhi vender empresas, não escolhi ocorrer o desarmamento da população, não pedi pra aumentar o número de vereadores da minha cidade, não pedi pra doarem um terreno e dinheiro para construir estádio e etc…
    Será que a diferença é que ai não é apenas um, mas vários como o senado com seus…81 senadores e até 500 deputados que pensam em melhorar nossa vida e de forma geral o Brasil? Se eles estão fazendo isso eu não estou enxergando muito bem
    Será que a liberdade de escolha é pelo estilo musical? talvez funk seja uma boa escolha ou então, liberdade de uso de drogas, quem sabe a liberdade do que ver na tv, big brother é o verdadeiro programa cultural, na internet talvez um youtube com vídeo do tipo, retardado é pouco rsss, quem sabe um bom livro, bruna surfistinha virou best seller, estamos bem

    Você também não percebe que ONU diz o que é melhor para você a décadas? são notícias quase todos os dias dizendo as nações unidas divulgaram que o índice de mortandade deve ficar…. nações unidas afirma o planeta está super aquecendo… nações unidas tem tudo sobre o que é bom pra comer, bom pra sua saúde, bom para o seu emprego, sua segurança e assim vai

    Acredito que você como jornalista, deve ter ficado feliz ao saber que sua profissão não precisava mais de diploma, bastaria ter uma carinha bonitinha ou como vemos no esporte, ter feito o mesmo Como acontece com ex-jogadores de futebol que lotam as emissoras de tv tornando-se comentaristas Jornalistas que estudaram gastaram seu dinheiro fazendo uma faculdade estão ai procurando emprego, você com certeza foi ouvido já que estamos em uma democracia

    Por isso dou mais um ponto positivo na ditadura, dessa forma saberei bem quem é o responsável por leis ou ordens transmitidas, além do que quando uma lei tiver que ser criada não teremos tantos e tantos processos burocráticos que todos sabem que atrasam ainda mais o Brasil

    Notícia que saiu nas principais emissoras > A transposição do Rio São Franciso, a parte que foi os militares que tiveram que fazer estava pronta e são kilometros, a parte onde seria empresa por licitação, mal saiu do início e os valores iniciais já subiram e isso é uma constante
    fora o nosso famoso “jeitinho brasileiro”

    Notícia relacionada ao seu post anterior sobre polícia e sobre o chamado autogoverno que você colocou
    só dizer que autogoverno é impossível por que necessáriamente precisamos de hierarquia seja onde for, e sabendo como é nosso povo provavelmente cairiamos em uma anarquia, mas de certa forma ela ocorrerá, só que de forma mundial, como exemplo já citado temos a ONU e seus “direitos humanos” pra dizer o que é melhor
    voltando ao assunto do post anterior coloco até de onde foi divulgado a informação

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1097828-paises-da-onu-recomendam-fim-da-policia-militar-no-brasil.shtml

    http://www.jb.com.br/pais/noticias/2012/07/26/mpf-quer-acabar-com-comando-da-policia-militar-em-sao-paulo/

    nestas notícias você enxerga democracia ?
    sinceramento o desejo da ditadura é seu menor problema, e ainda digo, você um dia irá dizer preferia a ditadura do que isso

    Bom, desculpe pelo texto enorme e possíveis erros gramaticais, pode ter certeza que quando for ditador não farei discursos do tipo Fidel Castro rsss, até por que acho mais interessante mostrar o que faço do que dizer o que estou fazendo
    Serei um ditador bem democrático, pra mim a imprenssa tem papel fundamental e não tem como imaginar que uma ditadura nestes tempos conseguiriam silenciar os meios de comunicação, ainda mais num país de tamanho continental

    Abraço

    • Leandro, obrigado mais uma vez pela visita.

      Respeito seu ponto de vista, mas tenho que dizer que ele tem um vício de origem. Para que você seja ditador, você vai ter que se impor usando a força, pois nem todos concordaram em entregar o poder a você, certo? Então, já partimos de um ponto ruim.

      Outro ponto, eu não sou a favor da democracia. Sou a favor da sociedade de leis privadas (http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=948).

      Qualquer governo, como te disse, é coercitivo. Então, a luta deve ser para acabar com o governo e não para mudar a forma de governar. A ditadura não difere tanto da democracia. Eu diria apenas que esta é mais pacífica que aquela. Em todas, o resultado será uma oligarquia retirando dinheiro do setor produtivo para realocar de forma populista e arbitrária.

      Como você disse, a democracia é só uma ditadura de grupo. O problema não é quem é o ditador. A questão é que pessoas têm interesses individuais, jamais desejos coletivos. Elas podem até se unir para fazer algo, mas cada uma só entra na empreitada se enxergar algum tipo de benefício para si ou para seus familiares. Ninguém, de fato, luta pelo “bem comum”. Aliás, duvido que alguém seja capaz de explicar o que é “bem comum”.

      Muito obrigado por expor seus argumentos com educação e não descambar para ataques pessoais. Na internet, infelizmente, isso está cada vez mais raro.

      Volte sempre! Você é muito bem-vindo!

      • Sim, você tem razão quando diz que teria que me impor usando a força, afinal a política tem seu vício também, que é de fechar em torno de um grupo, onde os inúmeros partidos existentes em nada diferem uns dos outros

        Quanto ao ponto colocado de sociedade de leis privadas, acho simplesmente utópico em todos os sentidos possíveis Seria muita ingenuidade achar que este sistema funcionaria
        Pegando a forma de sistema que temos no momento, onde temos um exército para a defesa nacional, países de fora consideram a amazônia sem dono ou patrimônio da humanidade, imagine este sistema que você considera mais justo? seremos colonizados e escravizados não como a fachada democrática que temos, mas literalmente falando

        Como postos de gasolina que entram em acordo de preços mudando pequenos valores, são todos de empresas diferentes, mas criam um monopólio para terem lucro maior
        Este exemplo é o mesmo que podemos usar na sociedade de leis privadas e pior ainda, não teremos quem possa fiscalizar ou impor a força de direito para que isso não ocorra
        Você pode dizer que nós seremos os fiscalizadores, mas se não existe um estado por tras que de respaldo, quem me diz que não será mais postos de gasolina formando seu cartel?

        Outro exemplo que temos em nosso país são as favelas, lá o estado não está presente e o que ocorreu? pessoas se agrupam criam suas próprias leis e mandam nas outras pela força

        Como você colocou e concordo ninguém luta pelo bem comum muito menos associações
        No outro texto coloquei a ONU como alguém que sabe o que é bom para todos, veja que eles não cobram impostos de você, não possuem um exército e dizem lutar pelo seus direitos, temos ai um sistema semelhante ao que você considera correto, mas será que está funcionando como este sistema de leis privadas?

        Além disso este sistema de leis privadas me parece muito com um estado comunista, todos tem seus direitos e todos parecem ter igualdade, mas como aconteceu com a União Soviética, quando ela se tornou capitalista descobrimos que a riqueza gerada nesse sistema, continuava nas mãos de poucos e a maior parcela da população continuava pobre

        Fora que nem todos teriam condições de custear as empresas que tornariam as leis efetivas, ou seja, seria mais do mesmo
        Esta forma de sociedade de leis privadas, pra mim parece ser mais um ensaio feito em alguma faculdade relacionada ao assunto

        Ainda continuo com minha ditadura, menor custo, maior agilidade e garantia de leis cumpridas rss

        bom debate, sei bem o que está dizendo sobre ataques pessoais, tente falar com ateu, católico ou pseudocientistas rsss bem complicado

        Abraço

      • Leandro, você diz que necessitamos de um estado, mas os países não possuem um estado entre eles e nem por isso há guerras por todo canto. A ONU é um fracasso total. É só ver o caso da Síria. Eles reprovaram a guerra e o que aconteceu?

        Quanto a um pequeno grupo usar a força contra os outros, isso já existe e se chama estado!

        Outro dia a mãe de um colega estava voltando da Argentina e trazendo doces de leite de lá. em um posto da polícia federal, eles abriram a mala e quebraram todos os potes. Isso pra mim não difere nada de uma guangue da favela dizendo de quem você deve ou não deve comprar o gás, a droga etc.

        Outro ponto, o estado é quem garante rentabilidade para o tráfico ao se meter na regulação da venda de drogas. Assim, ele não acaba com o vício e ainda fortalece o mercado paralelo, gerando rentabilidade para o crime organizado.

        Sociedade de leis privadas não tem nada a ver com comunismo. Neste existe um planejamento central e a liberdade do indivíduo é retirada em função de uma oligarquia que fala em nome do “bem comum”. Já a sociedade de leis privadas surge da livre iniciativas de pessoas, de forma voluntária e sem uso de coerção.

        A ONU também não se parece em nada com sociedade de leis privadas. Muito pelo contrário! Ela é um ajuntamento de representantes governamentais! Ou seja, é a burocracia elevada à décima potência!

        Você tem bons pontos de vistas, mas eu nunca concordarei, simplesmente porque não desejo viver sobre a égide de ninguém. E como para eu aceitar sua ideia, eu teria que aceitar você como ditador, eu nunca te apoiaria rs.

        Abraço e volte sempre!

  25. Demorei um pouquinho a responder, mas vamos lá

    Não entendi muito bem a questão de um país ter um estado acima para não existir guerras, até por que qualquer país tem seu líder, defesa nacional e diplomátas para que países não entrem em atrito o tempo todo como você disse Além disso a ONU foi criada para talvez ser este “estado” que você disse entre os países

    Contrário ao seu pensamento, a ONU não é um fracasso total, não se baseie apenas nas questões de guerras entre países. A ONU comanda tudo o que você pensa que um estado deve ter como regras de uma sociedade “perfeita”, ela diz o que você deve comer, o que deve saber, o que deve praticar, quantos médicos deve existir por habitantes e assim em diante, acho que você já ouviu algo como o índice de mortalidade infantil está acima do recomendado pelas organizações unidas Isso é uma clara amostra de quem está no poder, tanto é que o Brasil enviou soldados para fazer segurança do Haiti, tentando comprar uma cadeirinha de segurança foi apenas um tiro pela culatra

    Quanto a Síria você mesmo bem colocou, a ONU reprova, ela não interviu na questão, até por que não teve o apoio de Rússia e China
    Sou contrário a ONU , até por que sei o que ocorrerá mais a frente, então não estou defendendo esse tipo de sistema, apenas esclarecendo alguns pontos

    No caso da mãe do seu amigo, concordo com você quanto ao uso de força excessiva, mas tenho que ser justo e não concordo em dizer que este profissional representa toda corporação ao qual ele pertence ou o estado, e além disso, a mãe de seu amigo pode buscar seus direitos, que no mínimo seria o ressarcimento do que foi quebrado e a punição deste profissional Lembro que sou contra esse governo, mas tenho que ver o que é correto ou não, se fosse uma guangue existiria a força e nenhum tipo de ressarcimento ou punição para a pessoa que usou de força excessiva e se a mãe do seu amigo fosse buscar algum esclarecimento poderia acabar morta por causa de doce de leite e reclamar demais

    Na questão sobre drogas, eu sou contrário a este governo, então seria apenas me agradar ao que já considero ruim rss, mas é exatamente aí que o estado se faz menos presente, tanto no bloqueio das fronteiras, quanto nas leis existentes, como no combate a venda e uso

    Não disse que este sistema que você acha melhor é igual ao comunismo, mas sim por este pensamento de “bem comum” Acredito que nisso estou certo por que se todos serão voluntários então todos estão pensando em um “bem comum”
    Só que como já havia dito, é um sistema sem a mínima condição de existir ou ser implantada
    Conhecendo como nós seres humanos somos, novamente digo é uma utopia

    Por isso acredito na ditadura, por que ainda é um sistema que pode ser implantada apesar de que também acredito que não ocorra mais neste país, ainda mais com os motivos que vemos no mundo afora sobre ditadores sendo depostos, ou seja, é algo que um sistema acima dos estados está provocando e este sistema não precisa aparecer, basta dar armas a quem se sentir sobre a égide de alguém e não quer continuar assim e depois a égide passa a ser de outro, mas derepente nos sentimos sem esta força por que está do jeito que queremos
    Podemos dizer então que esta égide existe querendo ou não sempre teremos, a única coisa que podemos fazer será quem escolher para ser esta égide

    Minha ditadura primeiramente precisaria usar a força para ser estabelecida depois ela seria mais tranquila, claro para quem é honesto e respeita as leis e isso mesmo na ditadura de 64 existiu
    Todas as pessoas que viveram a época e sentiram o “peso” deste regime e não estou dizendo de duas, três pessoas e sim um grupo volumoso, dizem que gostariam de ver a ditadura de volta ou estas pessoas são doentes mentais ou elas tem sabedoria suficiente do que estão dizendo, afinal agora são na maioria idosos e respeito muito suas opiniões

    Tudo que defendo e apoio tem que ser colocado em uma balança onde pontos positivos e negativos tem que ser analisados e só depois me posiciono
    A ditadura tem seus pontos negativos? sim, acho até que todos sabemos quais são, apesar que ditadura não é uma regra estabelecida, tem que ser daquele jeito e pronto
    Pontos positivos alguém já pensou nisso? não, afinal parece que basta dizer que a ditadura reprime e pronto, já está condenada
    Lembrando que a monarquia não difere muito de uma ditadura então por que Espanha e Inglaterra os mantém? claro que agora eles parecem mais enfeites do que líderes, mas dentro de um período foram ativos, então o que dizer?

    Será que é pedir muito um país como o Brasil parar de ser apenas fornecedor de matéria prima? não conseguimos sair de nossa colonização de explorados, a diferença é que achamos que estamos em um democrático país dito em livros didáticos que só emburrecem ainda mais nossa sociedade
    Essa é minha filosofia barata rsss

    Abraço e mais uma vez desculpe o texto longo rsss

    • Leandro, começo do fim.

      Quem disse que ser fornecedor de matéria prima é algo ruim? É excelente! Temos muito de uma coisa que muita gente quer e isso nos garante riqueza. Com esse dinheiro, podemos comprar produtos de valor agregado. Ninguém sai perdendo. É como se eu tivesse uma plantação de cacau e você uma fábrica de chocolate. Nós dois potencializamos nossos produtos. Ou seja, eu focando na plantação posso produzir uma quantidade maior e você focando na manufatura pode tornar o processo cada vez mais eficiente e me fornecer chocolate cada vez melhor!

      Como disse no texto, nenhum aspecto positivo justifica uma ditadura, pelo simples fato que numa ditadura parte-se do princípio de um ser iluminado (o ditador) que sabe o que é melhor para os outros. Além disso, as ditaduras tornam mais difícil a fiscalização e o trabalho da imprensa livre. Dessa forma, a corrupção corre solta e não há nenhum tipo de mobilização.

      Quanto a sociedade de leis privadas, não quer dizer que é uma sociedade de voluntários. Quer dizer que as relações só serão estabelecidas de forma voluntária, sem uso da coerção e da força. Ou seja, cada um escolhe de quem quer comprar, pra quem quer vender e pra quem contribuir. Hoje não temos escolha. O governo cobra um tributo, caso eu não pague, ele toma meus bens. Eu não tenho escolha! Ou seja, um grupo de burocratas de competência duvidosa tira meu dinheiro por meio de um aparato amparado na força e aplica da forma que achar melhor, sem que eu possa opinar.

      O ser humano é capaz de aturar as mais cruéis atitudes, desde que possa manter sua tranquilidade. Veja o caso do nazismo. Um ditador começou a assassinar pessoas somente por conta de sua origem e muita gente de bem não se opôs a esse governo, pois ele tinha seus pontos positivos… Agora me responda: você acha razoável manter um governo que assassina pessoas somente porque ele te traz algo positivo ou existe um limite de crueldade, a partir do qual todas as outras realizações positivas perdem todo e qualquer sentido?

      • Você parece ter um conhecimento básico de economia, por que dizer que é excelente? pegando seu exemplo de cacau e fábrica de chocolate só existe um produto sendo potencializado e não é a matéria prima e sim o produto de valor agregado O Brasil sendo o exportador de matéria prima tem que enviar para fora grandes quantidades para que a balança comercial fique no mínimo equilibrada Se para o Brasil como você diz é algo bom, então seriamos os maiores produtores de cacau e nosso cacau sendo procurado por diversos mercados que buscam não só em preço, mas qualidade De uma olhada e veja nossa real situação se garantimos riqueza com este produto

        Dou outros exemplos, sapatos, o Brasil era um grande mercado de sapatos e ai estamos falando não da matéria prima, mas sim um produto de valor agregado, mas o que aconteceu com nossas fábricas?

        Exportamos couro para a China e ela nos devolve o produto final com valor menor do que nossa produção e assim fábricas são fechadas, mas a mão de obra não vai para a produção de couro por que não necessita de tantos trabalhadores para esse tipo de produção e ao invés de riqueza temos déficit

        O nosso café por tanto tempo o carro chefe de nossa economia, hoje é exportado em menor quantidade, disputamos com o café Colombiano e o que produzimos ainda é enviado a Alemanha e lá sim é pontecializado em um tipo de bolsa do café que transforma os grãos em algo mais refinado, ou seja, nem mesmo a matéria prima nossa sabemos enriquecer

        Quanto a ditadura, partir do princípio não é motivo para dizer que será mais uma ditadura repressora e onde pessoas serão mais corruptas por que a imprensa não é livre

        A democracia parte do príncipio de que vivemos em um estado livre e todos tem os mesmos direitos e neste caso você mesmo concordou que a realidade é outra e a imprensa é livre e a corrupção corre a solta e garanto, muito mais do que nos tempos da ditadura
        Qual seria a mobilização, CPI?

        Outro ponto não adianta ter imprensa livre, por que imprensa não fiscaliza e sim divulga o que ai sim está sendo investigado pelo poder público Com algumas excessões onde jornalistas se infiltram na criminalidade, imprensa é apenas um canal para divulgação e até mesmo uma “imprensa livre” pode jogar a favor da manipulação seja de um estado democrático ou ditatorial
        Estamos falando de pessoas, como você mesmo tem seus ideais, outras pessoas da imprensa também tem

        Ter um ditador iluminado pra mim não é diferente do que um presidente de uma república, ou melhor ainda um monarca
        Desculpe, mas você só está colocando as mesmas posições sem conseguir mostrar uma diferença real entre os sistemas políticos adotados pelo mundo

        Agora vamos falar do seu sistema de leis privadas e fazer alguns questionamentos, até por que fico com o sensação de capitalismo extremo sem respostas

        Primeiro, como podemos implantar este sistema, afinal temos um estado e uma hierarquia que não deixaria ser colocado este sistema?

        Imaginando que esse sistema tenha sido implantado, como empresas privadas realizariam seus trabalhos, tanto para proteger o cidadão comum como as fronteiras do nosso país, já que não existi uma unidade em comum, ou seja, um único grupo para administrar um país como o nosso?

        dizendo que as empresas estão nos protegendo, como seria feito o cumprimento das leis, a empresa que nos protege é a mesma que cumpri as leis e se não é, então uma empresa tem que ser subordinada a outra sem existir qualquer tipo de desentendimento?

        eu tendo direito de escolher entre pagar ou não, como poderei saber que estou inserido nesta sociedade caso não pague ou não possa pagar no momento?

        como funcionará este sistema para pessoas que não tem nenhum bem?

        teria mais um monte de perguntas, vamos deixar com essas, são as básicas

        Respondendo a sua pergunta

        Você bem colocou, pessoas aguentam certas atitudes desde que fiquem tranquilas
        Colocando seu exemplo citado sobre o nazismo, os judeos não foram assasinados logo no começo desse governo, demorou um bom tempo para que a primeira pessoa fosse assasinada
        Todas as pessoas de bem nem mesmo sabiam o que ocorria, afinal não estamos falando de uma ditadura onde a princípio a imprensa não é livre?
        Pra dizer que não respondi, matar os judeos foi um ponto negativo e não estou falando em relação as mortes e sim ao desperdício de dinheiro público, considerando o lado do governo

        Agora o que é crueldade pra você? pra mim um assasino que mata várias pessoas merece pena de morte, será que sou cruel? ou então as pessoas me apoiam e deixem ele ser morto pela tranquilidade que terão?
        isso seria ponto positivo ou negativo pra você?

        abraço

      • Leandro,

        Desculpe a demora pra responder.

        Começando pelo fim, se muitas pessoas de bem que viviam na Alemanha não sabiam do extermínio de judeus porque não havia imprensa livre, então o mesmo pode ser dito da ditadura militar brasileira. Ou seja, ocorreram barbáries absurdas, mas pouca gente ficou sabendo. E é assim em todas as ditaduras, pois quando o uso da força entra em cena, haverá abusos, sem exceções.

        Nunca existirá uma ditadura bondosa, pois para manter o poder, você terá de matar os discordantes.

        Quanto à sociedade de leis privadas, respondo suas perguntas:

        “Como podemos implantar este sistema, afinal temos um estado e uma hierarquia que não deixaria ser colocado este sistema?”

        Da mesma maneira que foi implantada a democracia depois da ditadura, por meio de convencimento e articulação. Claro que vai levar tempo, mas é possível convencer as pessoas com bons argumentos.

        “Imaginando que esse sistema tenha sido implantado, como empresas privadas realizariam seus trabalhos, tanto para proteger o cidadão comum como as fronteiras do nosso país, já que não existi uma unidade em comum, ou seja, um único grupo para administrar um país como o nosso?”

        Aqui entra uma outra questão mais complicada. O conceito de país é algo extremamente subjetivo. Afinal, pensando de forma natural, não existem delimitações de fronteiras. Existem seres humanos e terras contínuas, certo? Dessa forma, grosso modo, podemos dizer que os países são como grandes propriedades privadas, que não possuem um administrador comum e o mundo não acabou. Sociedade de leis privadas segue essa mesma linha, mas partindo não de sociedades, mas de indivíduos, respeitando a vontade de cada um e só estabelecendo leis voluntárias em comum acordo entre as partes.

        “dizendo que as empresas estão nos protegendo, como seria feito o cumprimento das leis, a empresa que nos protege é a mesma que cumpri as leis e se não é, então uma empresa tem que ser subordinada a outra sem existir qualquer tipo de desentendimento?”

        Você como ditador seria subordinado a alguém? Se não for, como funcionaria esse papel de você criar a lei e estar acima dela? Quem puniria você caso você infringisse a lei?

        Na sociedade de leis privadas, qualquer pessoa pode buscar outra empresa concorrente caso discorde dos termos daquela. E sempre haverá alguém querendo suprir uma demanda que existe, é a lei da procura e da oferta.

        “eu tendo direito de escolher entre pagar ou não, como poderei saber que estou inserido nesta sociedade caso não pague ou não possa pagar no momento?”

        Por contrato. Se você não pode pagar, terá que negociar com a outra parte, que por sua vez, não pode te obrigar a pagar e se o fizer, você terá o direito de recorrer à força sem ser preso. Hoje, o governo decide que você tem que pagar, se você não tiver como, não tem o direito de abdicar do que o estado te oferece em troca. Ou seja, ou você paga ou é preso.

        “como funcionará este sistema para pessoas que não tem nenhum bem?”

        Não existe ninguém sem bens. Na pior das hipóteses, a pessoa sempre poderá vender sua força de trabalho. Além disso, ela estará sempre livre para empreender.

        Obrigado pelo debate. Essas discussões nos ajudam a refinar os argumentos.

        Abraço!

  26. Entendo a demora em responder, você tem vários posts e muitos comentários para aprovar e responder, gostei do seu comentário sobre o pixador, como exemplo

    Quanto a resposta sobre o extermínio de judeos e minorias e a imprensa livre, não vem ao caso já que o seu questionamento para comigo, não foi sobre isso e sim a aceitação da população em relação a aceitar este tipo de governo, sendo que não obtive resposta neste sentido

    Você alega também que nunca existirá uma ditadura bondosa
    Eu discordo pelo fato de que qualquer governo pode ser bondoso ou não, por que sempre dependerá das pessoas que estão na liderança e discordo também, por que quem será os dicordantes? Faça um gorverno que você afirmou no outro comentário seu, que as pessoas querem tranquilidade e não se envolvem e onde teremos discordantes? Bandidos, políticos que só pensam em dinheiro, malfeitores que acham que estão reprimidos?

    Na nossa ditadura quem foi os discordantes? pessoas favoráveis ao comunismo inclusive está que esta na presidência, líderes estudantis que são os mesmos que agora estão no poder?

    Além disso vamos parar de dizer ditadura militar, o Brasil não foi governado exclusivamente por militares é um erro grosseiro, muitos civis estiveram a frente nos mais altos cargos, basta procurar a história correta e ainda, a ditadura teve um período curto de repressão, posso dizer por você mesmo, pense em ditadura na sua infância ou adolescência, você lembra de repressão pessoas falando o tempo todo em ditadura e as barbaridades que faziam? acredito que não e não venha dizer que era por que imprensa não era livre, isso nada tem a ver com a questão

    Agora falando das suas respostas sobre minhas perguntas foi bem o que pensava, podemos dizer que este sistema de leis privadas é um capitalismo extremista onde o dinheiro será o líder deste governo, creio que teremos duas classes, ricos e pobres, dois extremos

    Dizer como fazer é simples, mas onde tivemos este tipo de sistema implantado?
    Dizer que todos tem bens? você vive em que mundo rss?
    Dizer que países não tem fronteiras rsss? derepente os mulçumanos aceitem isso de bom grado
    Dizer que com bons argumentos podemos convencer as pessoas aceitarem este sistema… manipulação é assim mesmo, você já está no caminho rss

    Respondendo a sua pergunta se estou subordinado a alguém
    Sim, estou subordinado e as leis em sua maioria já estão criadas a séculos, não preciso criar nada, na verdade preciso é retirar e não estarei acima da lei, não farei leis para depois desrepeita-las Seria no mínimo burrice, afinal não sou político que como o Collor roubou e está numa boa de senador ou os mensaleiros que em sua maioria aprovavam leis e nem mesmo são apertados para devolver o que levaram…
    Infelizmente isso ocorre para que um dia seja implantada uma nova ordem mundial até parecida com o seu sistema, então faz parte

    Gostei do debate e pode desconsiderar qualquer ponto de interrogação, não precisa responder
    Eu não mudarei e você também não rsss então ficamos com nossas posições, mas uma coisa você tem que aceitar para um ditador como eu quero ser, perceba que escuto o outro lado, como disse os pontos positivos e negativos

    abraço

  27. Sinceramente acho ridiculo quem escreveu e MUITOS comentarios, adoram falar as coisas ruim da Cuba. No final so mostram as suas mentes feitas pela midia ! Voces acham que a Cuba é tão ruim assim ? porque não começam a ver como é a questão social la e comparam com a do Brasil ? sera que la a coisa ta tão mal mesmo? Porque não começam pesquisando o IDH da Cuba? Os Direitos Humanos são muito criticados porque n pode sair da ilha sem autorização, etc.. mas ninguem fala do apoio que o governo tem da população, ninguem fala da educação cubana, ninguem fala da medicina la, das oportunidades que os cidadãos tem , DA PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NA POLITICA DA CUBA…. Acho que mais de um deveria começar a rever seus conceitos sobre a Cuba e parar de falar tanto sem saber…

    • Andreas, é difícil acreditar nos dados cubanos, porque a única fonte é o próprio governo da ilha.

      O que eu posso dizer é que muitos cubanos fugiram da ilha pra ir morar nos EUA, mas o movimento contrário não aconteceu.

  28. Nunca ouvi tanto absurdo quanto aqui. EU POSSO dizer o que era a ditadura pois vivi aquela época. Não era esse periodo negro que esses infelizes dizem ter sido. Pedrovaladares, que certeza vc tem para dizer que a pior democracia é melhor que a ditadura sendo que vc ainda é uma criança e não viveu aquela época como eu. Nem eu nem ninguem na minha familia fomos militares, mas a época da ditadura era ruim somente para os drogados e bandidos, esses sim sofriam. Lembro-me com saudades que a partir de 22 horas só podiam transitar nas ruas os trabalhadores, a policia lhe abordava e pedia sua carteira de trabalho e depois o liberava. Nunca nem eu nem ninguem da minha sofremos algum mal por parte da policia ou exercito, pois éramos pessoas de bem trabalhadoras. O que a ditadura tentou foi impedir o que ocorre hoje. graças a vocês e suas mentirosas alegações de liberdade, a maioria da população é obrigada a ficar presas dentro de casa, suportar maconheiros fumando e oferecendo drogas aos nossos filhos e netos, além de todos os dias ser alvos de roubos e outras violências. quem sofria era bandido. tanto é absurdo o que vc escreveu sem ter nenhum argumento verídico, exceto falácias, é que o relato de número de mortos e desaparecidos pela ditadura são 358 de acordo com livro dossie ditadura, e 424 de acordo com o livro Dos Filhos Deste Solo, isso em 21 anos de ditadura. Hoje, graças a esses maconheiros, bandidos e desordeiros, a taxa anual de homicídios no Brasil, é de cerca de 50 mil por ano…. POR ANO. ai vem falar que a ditadura é pior que a suposta democracia que temos hoje?!??! infeliz, por sua causa e de seus amigos drogados somos todos presos vivendo dentro de nossas proprias casas. parabéns malditos hipocritas, na ditadura não se tinha corrupção nem a quantidade de violencia que se tem hoje, que sofria era somente o bandido.

  29. Não vivi a época da ditadura, mas sempre tento ler sobre o assunto. há alguns minutos atrás li um blog com um post totalmente ao contrário deste e ambos fazem sentido. Mas meu ponto de vista, pelo que estou vivendo hoje é: O povo lutou pelo poder, hoje tem o poder, e o que fizeram com isso? estragaram completamente o Brasil. Olha nosso pais hoje, olha o povo brasileiro de hoje. Estamos em decadência total, continua e ao que tudo se mostra, sem fim. E cade esse povo que quis o poder? que quis democracia? Estamos vivendo uma era de descaso total com a população, desordem politica e populacional, a mídia se tornou uma maquina pornográfica hetero e homossexual, musicas que destroem a imagem das mulheres e dos bons costumes ganham cada vez mais espaço. Nosso governo é uma quadrilha especializada em roubo. Uma população gay luta para tornar o Brasil em uma orgia nacional, e pior, ganhando cada vez mais defensores. O Brasil de hoje, prende trabalhador e defende bandido. ISTO É DEMOCRACIA? ISTO É “PODER AO POVO”?
    Ao menos se a ditadura reinasse no Brasil, isto tudo não existiria.
    Dizem: Na ditadura, pessoas foram torturadas e mortas.
    Sim, foram, 300 pessoas, e a maioria eram guerrilheiros especializados em terrorismo e assaltos a banco. E hoje? morrem centenas de pessoas todos os dias nas mãos de criminosos, nas mãos da policia, em assaltos, assassinatos, latrocínios. O que tem de melhor hoje?
    E só para finalizar, se os militares não tomassem o poder em 64, hoje estaríamos vivendo um comunismo deprimente.
    Posso estar falando besteira, porque não vivi aquela época. Mas estou vivendo esta época, e isso faz eu achar que uma ditadura não pode ser pior do que todo esse caos que estamos vivendo.

    • Bruno, obrigado pela visita. Respeito seu ponto de vista, mas acho que você está restringindo as possibilidades. Concordo com você que a atual conjuntura tem vários problemas. Contudo, não acho que a solução seja retornar à ditadura, que já se mostrou fracassada e gerou a hiperinflação e as inúmeras violações aos direitos humanos.

  30. Boa noite Pedro.
    Eu não sou favorável a volta da ditadura no nosso país, porém também não concordo com o tipo de governo atual.
    Os partidos se atacam em um determinado ponto e depois se apoiam. Vide diversos vídeos no Youtube mostrando o Lula atacando a Roseana e depois cheio de elogios.
    Não gosto de nenhum dos partidos que estão ai, pois todos abrigam políticos que tem algum processo nas costas.
    A minha pergunta à você é a seguinte: No seu ponto de vista, o que podemos fazer para mudar a situação do nosso país?
    Você pode me responder: Filie-se a um partido… mas ai eu te perguntaria: mas e todas as vezes que eu topasse com algum correligionário que me propusesse uma boa falcatrua? Eu certamente gravaria e levaria à público e com certeza acabaria morto.
    Não conseguiria conviver com essa corja que governa nosso país sem querer metê-los na cadeia e de preferência trabalhando para pagar a sua estadia.
    Realmente não consigo ver uma solução pacífica para o nosso problema, pois acho que um Sarney não vai simplesmente desistir de todo o seu poderio e todo o dinheiro que isso lhe rende pelo bem do país. Nem o estado do Maranhão ele consegue colocar antes do próprio umbigo.
    Falei do Sarney simplesmente para citar um exemplo, mas podemos falar do Calheiros, do Collor, do Lula, da Dilma, do Aécio, do Alckimin entre tantos outros.
    O filme Tropa de Elite, apesar de ser classificado como ficção, mostra o que todos os governos tentam esconder.
    Voltando a minha pergunta, o que você acha que nós poderíamos fazer para iniciar uma mudança no país?

  31. João Ferreira Silva disse tudo o que eu diria, gostaria de acrescentar que vivi na ditadura e hoje infelizmente não vivo nessa democracia, pois os marginais que estão no Governo e nas ruas não permitem. Que democracia é essa que nos obriga a votar? Que democracia é essa que demitem jornalistas quando falam demais? Que democracia é essa que mostram os corruptos sendo “presos” e soltos na semana seguinte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s