Quantos Alex Atala a burocracia matou?

Nas últimas semanas, duas notícias demonstraram dois lados conflitantes do Brasil. A primeira mostra que o restaurante D.O.M de Alex Atala foi eleito o 4º melhor do mundo. Já a segunda revela que 8 em cada 10 bares e restaurantes no Brasil não tem alvará definitivo para funcionar e que gastam em média 2 anos para consegui-lo. De um lado, está representada a criatividade e o espírito empreendedor do brasileiro, do outro as barreiras burocráticas que complica o ambiente de negócios do país.

Seguindo uma linha lógica, deduzo que muitos interessados em abrir um restaurante acabam adiando o negócio por medo de ver o estabelecimento ser fechado pelo vigilância sanitária. Como nesse período a pessoa tem que se sustentar, imagino que ele vá procurar outro emprego e, com o tempo, possa acabar por desistir do empreendimento.

Avançando nessa suposição, imagine se o indivíduo do cenário acima fosse Alex Atala. O D.O.M não teria sido aberto e, consequentemente, não figuraria na lista de melhores restaurantes do mundo. Com isso, a culinária brasileira perderia projeção e, assim, o interesse de investidores estrangeiros.

A boa notícia é que, apesar das barreiras burocráticas, o setor de gastronomia vem crescendo e atualmente emprega mais gente que a construção civil. Em 2011, o setor faturou R$180 bilhões, o que significa uma expansão de 80% nos últimos cinco anos.

Frente a esses números, é ainda mais inexplicável que não tenham surgido medidas mais efetivas para facilitar a abertura de novos restaurantes. A insegurança jurídica causada pela falta do alvará definitivo pode adiar novos investimentos e a contratação de novos empregados pelos proprietários de bares e restaurantes. Com isso, menos gente deixa de ganhar dinheiro e de consumir, impactando o crescimento do país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s