Menos impostos = mais empregos

Atualmente, apesar do crescimento do país, um em cada três empregados é informal e não possui nenhuma cobertura previdenciária. Pode-se inferir que uma das razões para esse alto grau de informalidade seja o alto custo que um empregado formal representa para empresa.

Principalmente quando se fala de micro e pequenas empresas, o custo do empregado acaba fazendo com que alguns empresários decidam não contratar ou então não assinar a carteira. Dessa forma, o trabalhador fica sem a proteção previdenciária devida.

Uma solução para essa questão pode ser a adoção do que já é praticado com relação ao Empreendedor Individual (EI). Atualmente, o EI, quando contrata um empregado, recolhe o correspondente a 11% do salário-mínimo, sendo 3% de responsabilidade do empregador e 8% do trabalhador.

Assim, o custo da mão de obra formalizada diminui. Com isso, tende a aumentar o número de postos formais e consequentemente o número de contribuintes do INSS. A diminuição da alíquota é compensada pelo aumento da base de pagantes. Além disso, a empresa passa a ter mais recurso disponível para investir e aumentar a produtividade.

Esse sistema poderia funcionar por faixas de faturamento, como o Simples Nacional. Ou seja, o custo do empregado seria adequado ao faturamento da empresa. Dessa forma, haveria um estímulo à expansão da força de trabalho formal e da cobertura previdenciária.

Quanto mais pessoas empregadas, maior o consumo e o faturamento das empresas. Com  isso, amplia-se a arrecadação de impostos e Governo passa a ter mais dinheiro para investir em bens públicos. Então, cria-se um círculo virtuoso que contribui para o crescimento do país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s