Mídias sociais e reposicionamento de imagem – o caso do Exército

Muita gente diz que as mídias sociais aproximam as pessoas das instituições. Contudo, ainda vemos poucas corporações aproveitando esse potencial. Um exemplo de sucesso vem de um segmento, a meu ver, inesperado: o Exército.

A instituição montou uma estratégia nos canais, que permite que o cidadão conheça melhor a atuação da entidade. Por exemplo, no canal do Youtube é possível acompanhar vídeos dos treinamentos e missões promovidas pela corporação. Já na página do Facebook além de fotos, também há muita interação com os internautas.

O maior trunfo não é o uso das mídias sociais em si, mas o posicionamento e a estratégia de comunicação, que conseguem passar uma mensagem de abertura e aproximação do trabalho do Exército com a população em geral, o que ajuda a quebrar a ideia de instituição fechada e carrancuda.

Canais de comunicação são apenas ferramentas. Se não houver planejamento que estabeleça qual mensagem será transmitida e qual o objetivo por traz do esforço de comunicação, não haverá empatia com o público e dinheiro e tempo serão desperdiçados.

A intenção do Exército nas mídias sociais é clara: aproximar-se dos internautas e mostrar a conexão do trabalho da instituição com o cotidiano de cada um, criando um ambiente que incentiva o público a buscar mais informações.

Fazendo um paralelo com o lema da instituição, já que não estamos em tempo de guerra, a estratégia de comunicação da corporação reforça a parte “mão amiga”, deixando o “braço forte” para ocasiões mais extremas.

Abaixo o vídeo feito pela assessoria de comunicação do Exército para comemorar a marca de 50 mil fãs no Facebook. A peça resume tudo o que falei no post:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s