Geolocalização – enchendo o território de informação

Uma das grandes febres nas mídias sociais  e na navegação via celular é geolocalização. Muitas empresas utilizam, por exemplo, o Foursquare para atrair clientes e divulgar a marca pelas redes via recomendações dos consumidores.

Contudo, essa tecnologia não ficou restrita somente ao uso comercial, algumas prefeituras e administrações estaduais têm utilizado a ferramenta para abrir espaço para que os cidadãos possam acrescentar informações sobre a cidade ou sobre o estado. A lógica é simples: quase todo mundo tem acesso a internet e às mídias sociais, a navegação por meio de celulares está crescendo continuamente, logo as administrações ao dar voz para o cidadão, agrega dados sobre a situação da região e pode utilizá-los para formular políticas públicas.

O melhor exemplo dessa estratégia é a prefeitura de Porto Alegre. A administração criou, em parceria coma universidade Unisinos, uma plataforma colaborativa chamada PortoAlegre.cc. O cidadão pode por meio do perfil no Twitter, no Facebook ou no Google criar uma causa.

Segundo o site, uma causa “é algo que pode ser feito para melhorar um lugar em Porto Alegre. Quer uma cidade mais segura? Mais tranquila? Quem sabe, mais sustentável? Você pode ter uma ideia de como colocar isso em prática. E já imaginou que pode haver outras pessoas interessadas em ajudar em levar isso adiante? Mas as causas não se resumem a demandas e anseios. Uma causa pode ser criada para celebrar um lugar. Cadastre no site aquela galeria de arte bacana do seu bairro, o point do skate e do chimarrão”.

É uma das formas mais interessantes de promoção de uma participação, fazendo com que os cidadãos se apropriem dos problemas da cidade, troquem informações e divulguem os principais pontos do município. Além disso, por meio dos conteúdos postados, a prefeitura pode oferecer dicas customizada, baseada na localização de cada morador. Outros municípios também estão adotando iniciativas parecidas como Vila Velha no Espírito Santo, que também elaborou uma ação no Foursquare para divulgação de conteúdos.

Assista abaixo um vídeo sobre as utilidades do Foursquare:

Leia mais artigos sobre tecnologia AQUI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s