Por que você deve assistir Cinema Paradiso?

Alfredo e Totò.

Assisti ontem ao filme (ou melhor, o filmaço!) Cinema Paradiso. A película do diretor e roteirista italiano Giuseppe Tornatore é uma obra de arte. Além do roteiro excelente, a fotografia do filme é fabulosa.

O longa se desenrola em três fases da vida de Totò, descrevendo sua relação com o projecionista Alfredo. A primeira na época de criança, quando o garoto vai a todas as sessões do cinema Paradiso e sempre encontra um jeito de invadir a sala de projeção para ficar observando o trabalho de Alfredo.

Totò adolescente.

Os dois desenvolvem uma amizade que será levada durante toda a vida. Em certo momento, o cinema pega fogo, Totò consegue salvar Alfredo, mas este acaba ficando cego.

Um empresário aparece na cidade e decide reconstruir o cinema e o garoto é quem assume os trabalhos na sala projeção. Alfredo sempre está por perto aconselhando Totò e ajudando a preencher o papel do pai, que morreu durante a segunda guerra na Rússia.

A segunda parte trata da adolescência de Totò e da paixão dele por Helena. Contudo, ele é convocado para servir o exército e quando retorna não encontra mais a amada. Alfredo, então, aconselha que o jovem vá embora da sua cidade para superar a tristeza. Ele parte e só volta quando recebe a notícia da morte de Alfredo.

Totò já adulto e diretor de cinema.

Na parte final do filme, Totò já é um diretor de cinema consagrado e retorna a cidade para o enterro de Alfredo. Quando chega a região, descobre que o cinema Paradiso foi fechado. O antigo dono explica que depois do advento da televisão as pessoas perderam o encanto pela sétima arte. A película termina com a demolição do cinema.

Cinema Paradiso atinge sua grandeza com simplicidade, sem firulas desnecessárias. Tornatore consegue transformar a narrativa em algo universal focando em uma situação totalmente local. Por meio da história de um pequeno cinema em uma cidade no interior da Itália, o diretor promove uma exaltação à magia da cinematografia. O filme é emocionante não porque recorre a pieguices, mas porque é extremamente direto.

Uma história interessante sobre a produção é o corte que foi feito para divulgar o filme internacionalmente. Cinema Paradiso tinha inicialmente 155 minutos e um personagem a mais. A equipe encurtou a película para 123 minutos, o que contribuiu ainda mais para reforçar a objetividade da mensagem principal.

A produção foi amplamente reconhecida, ganhando a Palma de Ouro no festival de Cannes e depois o Oscar de melhor filme estrangeiro, entre mais de uma dezena de prêmios.

O mais legal é que o filme conta uma história cotidiana, sem pretensão de fazer análise sociológica ou repassar momentos políticos do período de insurgência comunista na Itália. Há apenas uma menção ao fato em todo o longa. Os cineastas brasileiros deviam seguir mais esse caminho para escapar do tripé comum favela-ditadura-comédia.

Respondendo a pergunta que dá título a este post, você deve assistir Cinema Paradiso simplesmente porque é uma obra prima!

Você pode assistir ao filme completo AQUI.

Você também pode assistir ao trailer antes aqui embaixo:

 

Ficha técnica

Diretor: Giuseppe Tornatore
Elenco: Philippe Noiret, Salvatore Cascio, Jacques Perrin, Mario Leonardi, Antonella Attili, Pupella Maggio, Agnese Nano, Leopoldo Trieste, Isa Danieli, Enzo Cannavale, Leo Gullotta
Produção: Franco Cristaldi, Mino Barbera, Giovanna Romagnoli
Roteiro: Giuseppe Tornatore, Vanna Paoli
Fotografia: Blasco Giurato
Trilha Sonora: Ennio Morricone, Andrea Morricone
Duração: 123 min.
Ano: 1989
País: França/ Itália
Gênero: Drama 
Anúncios

13 pensamentos sobre “Por que você deve assistir Cinema Paradiso?

  1. Merecidamente ganhou o Oscar de Camille Claudel, o favorito, Cinema Paradiso é meu filme favorito porque é extraordinário, tanto que tenho originais o filme e trilha em dvd, tão emocionante que só de lembrar da música já fico com lágrimas nos olhos, pena que Ennio Morricone não ganhou oscar pela trilha, inesquecível, aliás ele nunca ganhou oscar, somente honorário.

  2. Caro João Victor assista em italiano com legendas em português. O charme do Toto, quando criança, falando em italiano é belíssimo e emocionante. Muitos filmes podem ser dublados , mas esse não.Paulo Lemos tem razão: é só lembrar da trilha sonora que dá vontade de chorar tamanha beleza da melodia e interpretação da orquestra. Assisti o filme com cortes e resvalava na perfeição. Ao ser apresentado sem cortes, em dvd, ficou perfeito. Evite lançamentos. Assista primeiro Cinema Paradiso para depois você dizer aos colegas que realmente assistiu um FILME.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s