Ingrid vendeu a virgindade. O que nós temos a ver com isso?

A brasileira Ingrid Migliorini causou alvoroço por aqui ao decidir leiloar sua virgindade por meio do site Virgins Wanted. O maior lance foi dado por um japonês que ofereceu R$1,5 milhões para ter a primeira noite da jovem de 20 anos.

A revista Veja dedicou uma matéria de capa para condenar a atitude de Migliorini, o filósofo de Havard Michel Sandel chegou ao extremo de afirmar que a venda da virgindade está no mesmo patamar do escândalo do Mensalão. De acordo com ele, os dois casos são exemplos de domínios nos quais o livre mercado deve estar ausente.

Ou seja, Sandel compara o direito à autopropriedade com o desvio de dinheiro público para compra de apoio parlamentar. Ele não percebe que no caso de Migliorini estamos diante de uma troca voluntária, que não prejudica nenhuma outra pessoa e que faz parte da esfera privada da vida da jovem, na qual ninguém tem o direito de interferir.

Já no caso do mensalão, há prejuízo para todos os pagadores de impostos, além de ser uma distorção do sistema democrático. Tanto Sandel, como a Veja, perderam uma ótima oportunidade de criticar a crescente intromissão do Estado na vida privada das pessoas, isso sim um verdadeiro ato imoral, que visa impor a toda a sociedade, costumes de um grupo.

O que acontece é que em uma sociedade permeada por religiões, muitas pessoas confundem preceitos religiosos com preceitos morais. Como bem explica Paulo Kogos, “o ser humano age buscando a troca de uma situação por outra que acredita ser melhor. Para Ingrid, a virgindade é trocada por dinheiro. Após a troca, de maneira logicamente irrefutável, Ingrid se vê em melhor situação, pois do contrário não faria a troca”.

Resumindo, Ingrid trocou sua virgindade por dinheiro, o que só afetou a ela, dessa forma esse é um ato totalmente legítimo e moral. Imoralidade é querer que o outro viva sob suas verdades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s