A era da inveja

“Ao longo da história, existiram homens que tomaram passo para novas estradas, armados apenas com sua própria visão”, Ayn Rand

Foto - Sebastião Salgado

Foto – Sebastião Salgado

Nunca reclamei da vida. Há pessoas que vivem para lamentar e sentir pena de si mesmo. Eu não. Acredito que Deus dá o frio conforme o cobertor.

Batalhei muito para ter o que tenho, mas não me considero um iluminado. Não gosto de falsa modéstia. A pobreza não faz ninguém melhor ou pior. Tem muita gente que nasceu bem que chama todo ex-pobre de guerreiro. Como se passar pela miséria fosse uma qualidade de gente superior.

Fiz a minha vida. Passei algumas dificuldades, mas tive muita coisa boa também. Lá no sertão muita gente reclamava que tava esquecida, que ninguém olhava por elas.

Isso me perturbava. Essa história das pessoas acharem que o destino delas tá na mão de outro. De pensar que a única saída é vir um político e guiar pra uma vida melhor. Muito vizinho da época da pobreza dizia que eu falava daquele jeito porque tinha dado sorte de ser bom de trabalho e ter o dom da negociação. Eles diziam que  minhas terras eram melhores e por isso eu sempre tinha sobra pra poder vender na feira.

Porém, ninguém via quando eu saía cedo pra ir na cidade vizinha participar de curso técnico pra aprender a fazer a terra render. É aquela história, eles vêem as cachaças que eu bebo, mas não vêem os tombos que eu levo. Mas deixa pra lá. Não tô procurando reconhecimento, porque isso não muda a vida de ninguém. Muito pelo contrário, elogio demais envenena e cega. A desgraça da pessoa é ser vaidosa por demais.

Juntei meu dinheiro e fui pra cidade grande pros meus filhos poderem fazer faculdade. Acabamos ficando por lá. Mas sempre planejei voltar pro interior. Mas antes nunca tivesse voltado. Tem mais de mês que tô aqui mais minha mulher e os antigos amigos nem olham na nossa cara. Dizem que abandonamos o sertão e que ganhamos dinheiro e ficamos metido a besta. O Sebastião, que tinha comprado minha propriedade quando fui pra cidade grande, espalhou uma história de que eu tinha salgado a terra pra não nascer mais nada. Só porque ele não quis assumir pros outros que não tava conseguindo fazer a terra render como eu fazia.

A vida é injusta. É uma corrida onde não parte todo mundo do mesmo lugar. Mas pra isso só tem uma solução: correr atrás pra tirar a diferença e buscar uma condição melhor. Porém, muita gente se acomoda sentindo pena de si mesmo. Essa pena vai virando rancor com quem decide lutar. Quem busca coisa melhor e não fica lamentando, expõe a falta de vontade do outro. Essa é a maior miséria da vida, ser condenado pelo que você fez de certo e não pelo que você fez de ruim. Minha saudade virou desgosto.

9 pensamentos sobre “A era da inveja

    • Cauan, acredito que todos nós, em algum momento, ficamos paralisados pelas lamentações. O problema é quando a pessoa transforma isso em uma muleta para a falta de iniciativa!

      Obrigado pela visita! Volte sempre, você é sempre muito bem vindo!

  1. Existe uma palavra perigosíssima chamada ” Humildade ” .
    Primeiro de tudo, quando você usa para si próprio a palavra “Humildade ” acabou de perder.
    Muitas pessoas a utilizam como muletas para justificar sua vida no ostracismo.
    Ser uma pessoa que não demonstra soberba por ter conseguido algo a mais que os outros é diferente de ser uma pessoa que não lutou por nada e logo permaneceu em sua vida miserável apenas sonhando com dias melhores. É claro que cada pessoas tem oportunidades diferentes na vida mas acredite que em sua maioria cada individuo terá menos uma real oportunidade de mudança. A Inteligência esta em tomar a atitude , tomar a decisão crucial para a mudança e para isso muitas vezes você não precisa de um alto grau de estudos. Deve ser apenas consciente que a vida não esta boa o bastante para permanecer como esta.

  2. Parabens Pedro…vc consegui de uma forma simples e direta traduzir um sentimento que permeia a humanidade em silencio, a distancia para o abraço é a suficiente para a punhalada.A cada 10 a nossa volta11 torcem contra!!!
    Abraços..se preocupe não pq ninguem joga pedra em cachorro morto.

Deixe um comentário

