Novos ricos da China e o marfim de mamute da Sibéria

07-hunters-unload-tusks-in-siberia-670Quando um país com aproximadamente 2 bilhões de habitantes começa a enriquecer, esse processo gera um impacto no mundo todo. A China possui atualmente cerca de 400 mil milionários. Esses novos ricos querem consumir e querem produtos de alto padrão. Esse é com certeza um segmento que estimula muitos empreendedores por todo canto do planeta.

Um exemplo trazido pela revista National Geographic é o mercado de marfim de mamute da região da tundra siberiana na Rússia. Como muitos países envidaram duras medidas para restringir a venda de marfim de elefantes com objetivo de evitar a matança desses animais, as ossadas de mamutes enterradas no solo da tundra tornaram-se extremamente valiosas.

Mais de 90% do marfim retirado da Sibéria, aproximadamente 60 toneladas por ano, vai para o mercado chinês, onde novos ricos estimulam um crescente mercado de luxo. Visando tirar proveito desse imenso fluxo de recursos, habitantes nativos se arriscam em uma região na qual temperatura pode chegar a -50 graus Celsius para procurar ossadas de mamutes. Nessa difícil jornada, que pode durar até 5 meses, muitos perdem 10 ou mais quilos.

Cientistas já começam a se preocupar com essa caçada aos mamutes. Eles argumentam que esse movimento pode prejudicar futuras pesquisas e tornar mais difícil encontrar mais fósseis. Por outro lado, um time de cientistas russos e sul coreanos também estão explorando a área em busca de células que possam ser clonadas.

Essa fascinante história mostra como o processo de globalização conectou de vez o mundo. Além disso, esse caso mostra como uma leva de milionários chineses contribuiu para criar uma alternativa de renda para um povo que vivia isolado em região inóspita. Além disso, a busca pelas ossadas de mamute vem estimulando cientistas a avançarem em pesquisas que podem revolucionar a ciência. Para mim, porém, a principal lição é que esse movimento demonstra o quão prejudicial é erguer barreiras protecionistas, que impedem que a riqueza de alguns países irradie no mercado como um todo e ajude a elevar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s