Sistema de vouchers pode colocar estudantes do Brasil entre os melhores do mundo

O gráfico abaixo compara os resultados do Brasil no Programa para Avaliação Internacional de Estudantes (PISA, sigla em inglês), uma prova que mede o nível de leitura, matemática e ciência de alunos de 15 anos de idade em 65 países.

Nova Imagem (1)

Segundo o Ranking do Pisa 2009, O Brasil ocupa a 53ª posição em leitura, a 57ª em matemática e a 53ª em ciênica. Se o país fosse representado somente pelas escolas públicas, o Brasil estaria em 58º em leitura, 59º em matemática e 58º em ciência.

Já se o Brasil fosse representado somente pelas escolas privadas, estaria na 9ª posição em leitura, na 34ª em matemática e na 22ª posição em ciência.

Conclusão, os estudantes de famílias mais pobres, que são obrigados a frequentar as escolas públicas, têm acesso a um ensino dos piores sistemas educacionais do mundo, segundo o ranking do Pisa. Já os estudantes de família que podem pagar escolas privadas frequentam escolas de nível mundial. Em um sistema que estimule a competição entre as escolas e a produtividade dos professores, a tendência é termos cada vez melhores alunos.

Se um sistema de vouchers, como sugerido por Milton Friedman, fosse adotado, mais estudantes poderiam acessar as melhores escolas, haveria menos impostos e um capital humano mais qualificado, o que incentiva a inovação e ajuda a elevar o nível de vida de toda a população.

Anúncios

Um pensamento sobre “Sistema de vouchers pode colocar estudantes do Brasil entre os melhores do mundo

  1. Pingback: Somente a iniciativa privada pode universalizar o acesso à educação | Pedrovaladares's Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s