Mongólia – um retrato dos benefícios da liberdade econômica

Quando falamos da Mongólia, muita gente lembra somente do imperador e conquistador Gengis Khan, que viveu entre os séculos XI e XII. Contudo, a história desse país tem aspectos ainda mais interessantes. De 1924 a 1990, a Mongólia viveu sob um regime comunista, o que não é de se surpreender, tendo em vista seus dois imensos vizinhos (China e Rússia).

Com a queda do muro de Berlim em 1989, a Mongólia implementou uma radical abertura política e econômica. A partir de 1995, a transição para uma democracia liberal foi completada e, desde de lá, o que se tem visto é uma evolução permanente nos índices econômicos e sociais do país, mostrando todos os benefícios que um sistema de livre mercado pode trazer a uma nação.

Vejamos alguns exemplos dessa mudança. A taxa de desemprego vem caindo de forma continuada desde da abertura político-econômica. Apesar das variações, perceba que a linha preta, que indica a tendência, está na descendente.

Desemprego

Outro benefício trazido pelo livre mercado foi a expansão tanto nas exportações, quanto nas importações. O que significa que tanto os empresários locais puderam aumentar suas vendas, beneficiando-se da abertura para novos mercados, quanto os consumidores locais puderam ter acesso a bens mais baratos em virtude da entrada de mercadorias e serviços de outros países.

exportaçõesImportações

Com o aumento da presença do setor privado, o governo passou a gastar menos, o que resultou em um taxa declinante de inflação e um crescimento do PIB per capita, que aliado a um índice de Gini de 36,5, indica que todas as parcelas da população se beneficiaram com o crescimento da liberdade econômica. O índice de Gini indica a desigualdade na distribuição de renda. Em uma escala de 0 a 100, quanto mais perto de 0, menos desigual é o país e, quanto mais perto de 0, mais desigual. Para ter uma base de comparação o índice brasileiro é de 51,9.

Dívida do governoInflação PIB per capita Os ganhos econômicos são relevantes, entretanto, o mais significativo ao meu ver são os ganhos sociais, proporcionados pela adoção de um sistema de livre mercado. Segundo dados do Banco Mundial, desde o final da transição do comunismo para capitalismo (1994) até 2012, o acesso à educação primária cresceu 117% e a expectativa de vida saiu de 61 para 67 anos. Além disso, todos os indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) estão em constante e contínua ascensão.

Acesso a escola

expectativa de vida

IDH

A evidência mais cabal dos benefícios que a abertura econômica e política trouxe à Mongólia é demonstrada no gráfico abaixo. Perceba como que a partir de 1995, quando a foi finalizada a transição para a democracia liberal, o IDH passou a melhorar de forma muito mais intensa. A Mongólia é representada pela linha vermelha.

crescimento desde 1995 IDH

Não estou aqui dizendo que a Mongólia é o melhor país do mundo para se viver e muito menos que é uma nação desenvolvida e sem problemas sociais. O que busquei demonstrar aqui é que um sistema democrático aliado ao livre mercado pavimenta um caminho de prosperidade e elevação do padrão de vida da população. Somente a iniciativa privada é capaz de criar riquezas. Além disso, quanto mais liberdade econômica tem um país, mais liberdades civis e oportunidades terão seus habitantes. A Mongólia pode não ser ainda um país rico, mas tem muito mais chances de chegar lá do que países que optaram pelo planejamento central e pelo protagonismo estatal.

Para ver mais dados econômicos e sociais da Mongólia, acesse os links abaixo:

http://hdr.undp.org/sites/default/files/Country-Profiles/MNG.pdf;

http://data.worldbank.org/country/mongolia;

http://www.heritage.org/index/country/mongolia;

http://www.tradingeconomics.com/mongolia/indicators;

http://globaledge.msu.edu/countries/mongolia/indices;

http://blogs.ubc.ca/mongolia/mongolia-scorecard/.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Mongólia – um retrato dos benefícios da liberdade econômica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s