5 razões para votar em Eduardo Jorge

Eduardo JorgeEduardo Jorge, candidato do Partido Verde à presidência, tem ganhado muita visibilidade por sua maneira autêntica e extrovertida de ser. Contudo, para além do folclore do Mujica Brasilieiro, ele possui propostas inovadoras e importantes, que merecem seu voto.

Descriminalização da maconha

A guerra às drogas já se provou um grande fracasso. Depois de anos, o que se conseguiu foi apenas uma multidão de mortos, aumento do consumo e elevação da violência em comunidades mais pobres.

Como a demanda pela erva é crescente, alguns indivíduos se dispõem a fornecer o produto em troca de uma alta margem de lucro. Como a venda é ilegal, esse comércio tende a atrair exatamente aqueles que já vivem à margem da lei, os criminosos. Além disso, a proibição cria um estigma social sobre o usuário, que dificulta que ele busque tratamento.

Por fim, o efetivo policial que está combatendo o tráfico deixa de atuar na solução de crimes muito mais danosos, como assassinatos e estupros.

Descriminalização do aborto

Nenhuma mulher em sã consciência usa o aborto como método contraceptivo. Se submeter a isso é uma decisão extrema e difícil. Por conta da criminalização da prática, ela se torna também perigosa, principalmente para as mulheres mais pobres, que tem que recorrer a “clínicas” clandestinas que adotam procedimentos medievais e colocam a vida da grávida em risco.

O esforço deve ser em campanhas de planejamento familiar e de prevenção. Caso uma mulher tenha que recorrer ao aborto, o mais importante é que ela tenha profissionais honestos e competentes para auxiliá-la nesse delicado momento.

ParlamentarismoEduardo Jorge 2

Eduardo acertou na mosca ao falar, no debate na Rede Globo, que o Brasil vive sob um presidencialismo imperial. O atual regime coloca o Congresso a serviço das demandas do Poder Executivo e incentiva práticas fisiológicas.

O presidencialismo de coalizão existente no Brasil é muito personalístico. Passa a ideia errônea de que o chefe do Executivo é um salvador da pátria e tem poder para resolver qualquer problema.

No parlamentarismo o foco é no parlamento, no qual estão representantes mais identificados com as localidades onde estão seus eleitores. Nesse modelo de governo, fica mais factível para o cidadão cobrar o governo e também reforça-se o alinhamento programático.

Fim dos salários para vereadores

Outra boa proposta do candidato do partido Verde é o fim da remuneração dos vereadores. Isso permitiria, além de uma imensa economia de recursos públicos, o aumento do número de vereadores. Dessa forma, aprofundar-se-ia a democracia representativa.

Eduardo calcula que o fim dos salários representaria um montante de R$15 bilhões por ano para investir em outros fins. “Política não é profissão. Ela é pra servir”, afirmou em entrevista à Folha de S.Paulo.

Eduardo Jorge 3Energias renováveis

Por fim, uma bandeira que merece destaque, e que honra o nome do partido ao qual está filiado, é a redução drástica do uso de combustíveis fósseis, que intensificam o processo de aquecimento global e prejudicam a saúde das pessoas nas cidades e no campo.

Ele defende a taxação das fontes sujas de energia e o investimento pesado em tecnologias mais sustentáveis, como a energia solar. Para afirmar seus propósitos de preservação ambiental, Eduardo assinou as propostas do Greenpeace e prometeu solarizar um milhão de casas.

Conclusão

Se você não quiser votar em Eduardo por suas propostas, vote pela autenticidade. Em um cenário dominado por candidatos moldados por marqueteiros, ele é um dos poucos que pensa com a própria cabeça e é justo ao debater com os outros candidatos. Critica o que está ruim, mas não omite o que foi bem feito.

O voto verdadeiramente útil é aquele que valoriza as qualidades que desejamos cultivar na política e na sociedade como um todo. Por tudo isso, no domingo vote pela cultura de paz, vote no 43.

Assista abaixo a entrevista que EJ deu ao jornalista Fernando Rodrigues

Anúncios

Um pensamento sobre “5 razões para votar em Eduardo Jorge

  1. Descriminalização da maconha é um absurdo total, se formos partir deste principio que os governos estão perdendo a luta contra as drogas então liberamos, que dirá dos assaltos e toda sorte de crimes?? Libera? Que absurdo!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s