Mashup, empreendedorismo digital e direitos autorais

a_logo_mashup_2Há pouco tempo, iniciei um canal de esportes no Youtube. Para montar a grade de programação, optei por dois formatos. O primeiro é já consagrado vlog, falando sobre um assunto específico. O outro é um microdocumentário. Porém, como não possuo perna o suficiente para produzir imagens de eventos esportivos pelo mundo, o que faço é utilizar trechos de outros vídeos.

Eu escrevo um roteiro, gravo a narração, escolho a trilha e daí combino diversas partes de diferentes vídeos, dando origem a um novo conteúdo. É o chamado mashup. O termo veio do mundo musical e significa mistura.

Contudo, a questão não é tão simples quanto parece. Mesmo que eu utilize partes bem pequenas de outros vídeos, nada impede o dono de exigir que o Youtube o retire do ar por conta dos direitos autorais. Pior ainda, dependendo da situação não só o vídeo será banido, como o canal inteiro.

Essa é uma questão bem interessante. A internet possibilita que qualquer um se torne um produtor de conteúdo. Contudo, sempre haverá uma diferença financeira que criará barreiras de acesso aos diferentes mercados.

Reconheço que produzir bom conteúdo exige, também, bom investimento. Nesse sentido, os direitos autorais aparecem como um fator que possibilita receber um retorno sobre o que foi investido.

A solução, para mim, é analisar caso a caso. Em muitas situações, o mashup é bom para quem produziu o vídeo, pois contribui para sua divulgação. Contudo, em alguns casos ele pode impactar negativamente no vídeo original.  Outro ponto é que o conteúdo de mashup é para muitos a porta de entrada no mercado.

Nesse contexto, acredito em duas soluções. A primeira é a parceria. Grandes empresas podem ganhar com a divulgação realizada por produtores independentes, então é um bom negócio permitir o uso de parte de seu conteúdo. A outra solução é simplesmente vetar a monetização do conteúdo produzido com trechos protegidos por direitos autorais.

Assim, a empresa continua garantindo que somente ela lucrará sobre o conteúdo que produziu e o produtor independente tem a chance de divulgar seu trabalho. Dessa forma, mantém-se a porta do incentivo ao empreendedorismo aberta para os dois lados.

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