Ser grosseiro é diferente de ser autêntico

Trump

Um fenômeno assustador vem acontecendo nas primárias republicanas nos Estados Unidos. O bufão Donald Trump vem vencendo em vários estados acumulando delegados. Isso tem gerado um intenso movimento do próprio GOP para evitar que o milionário seja o candidato.

O grande trunfo de Trump é seu jeito desbocado. Muitos eleitores têm associado esse comportamento a uma suposta autenticidade e sinceridade. Para essa parcela do eleitorado as falas preconceituosas dele significam que ele fala o que pensa e não tem rabo preso.

O pior é que Trump tem sabido aproveitar os ataques para se colocar como um mártir, um cavaleiro solitário lutando pelo futuro dos americanos. A verdade porém é que ele aponta não para o futuro, mas para o passado. Sua campanha é calçada no xenofobismo, no machismo e no preconceito. Tudo isso de forma desavergonhada e extremada. Ele busca se conectar com os sentimentos mais retrógrados dos cidadãos americanos.

Contudo, a democracia é, por excelência, o regime da negociação e da construção de consenso. O extremismo só serve para gerar paralisia e, no extremo, ruptura e autoritarismo.

No fim das contas, na maioria das vezes, os eleitores acabam por optar por candidatos mais pragmáticos e moderados, o que contribui para a consolidação e aprimoramento do sistema democrático.

E boas notícias vem surgindo nos últimos dias. A vitória de Trump na Super Tuesday não foi tão avassaladora como as pesquisas apontavam. Além disso, houve um crescimento dos candidatos mais sensatos.

Para concluir,  reforço a mensagem do título. Grosseira não é autenticidade e muito menos sinceridade. Como vocês podem ver no vídeo manifesto de John Oliver, Trump tem mentido descaradamente para os votantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s